A CONTRIBUIÇÃO DO AADEE NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE - PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240008

Palavras-chave:

AADEE, deficiência intelectual, direito à educação, Inclusão

Resumo

Neste artigo tem-se por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre as contribuições do trabalho do Agente de Apoio ao Desenvolvimento Educacional Especial (AADEE) frente à inclusão de alunos com deficiência intelectual, na educação pública municipal da cidade do Recife-PE. Como parte do percurso metodológico, foram entrevistados profissionais que atuam como AADEE. A análise, apresenta evidências de uma inclusão transformadora, mas que carece de um conjunto de práticas coletivas para que o direito à educação dos estudantes com deficiência intelectual se torne efetivo.

Biografia do Autor

  • Hylka Walleska Barbosa de Lima CALDAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (CE-UFPE), com residência em inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual. Especialização em Educação Especial pela FAVENI. Especialização Psicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE. Especialização em andamento em Neurociência Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Participa de Grupo de Estudo e Pesquisa em Acessibilidade e Inclusão - GEPAI, do(a) Universidade Federal de Pernambuco. Participa e elabora atendimentos psicopedagógicos baseado no modelo DIR/Floortime para crianças e adolescentes com Autismo. 

  • Tícia Cassiany Ferro CAVALCANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

    Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1995), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professora Associada III, do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Centro de Educação UFPE. Professora do Mestrado Profissional em Educação Básica, Centro de Educação, UFPE. Coordenadora do Centro de Estudos Inclusivos (CEI), Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, CE, UFPE. Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Acessibilidade e Inclusão - GEPAI. Membro do Grupo de pesquisa TICC: Tecnologias Inovadoras em Computação e Comunicação. Seus interesses atuais de investigação: educação inclusiva, Impedimentos comunicacionais relacionados à deficiência motora e/ou intelectual, Comunicação Alternativa e Aumentativa, alfabetização e letramento da pessoa com deficiência.

  • Thiago Rodrigo Fernandes da Silva SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

    Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É doutor em Educação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestre em Educação (UFPE); bacharel em Psicopedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sendo o vencedor da Láurea Acadêmica; e, licenciado em Pedagogia, pela Universidade de Pernambuco (UPE - Campus Mata Norte). Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) durante três anos consecutivos (2011-2012; 2012-2013; 2013-2014). Vencedor do Prêmio Jovem Pesquisador da UFPB 2013 (Área das Ciências Humanas). Foi representante da UFPB na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), ocorrida em 2014, durante a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Atuou como Professor Assistente do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais (DPOE) da UFPE, entre 2017-2018. É psicopedagogo institucional e clínico. Tem experiência nas seguintes áreas: Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação Superior; Avaliação Educacional e Avaliação da Aprendizagem; e, Educação Especial/Inclusiva. Na atualidade, tem desenvolvido pesquisas sobre os impactos do Grupo Banco Mundial na definição da política educacional de educação superior latino-americana.

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Publicado

2024-02-22

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo