AADEE'S CONTRIBUTION TO THE INCLUSION OF STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES IN MUNICIPAL SCHOOLS IN RECIFE - PE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240008

Keywords:

AADEE, Intellectual disability, Right to education, inclusion

Abstract

This article aims to present the results of a research on the contributions of the work of the Special Educational Development Support Agent (AADEE) towards the inclusion of students with intellectual disabilities in municipal public education in the city of Recife-PE . As part of the methodological course, professionals who work as AADEE were interviewed. The analysis presents evidence of a transformative inclusion, but it lacks a set of collective practices so that the right to education of students with intellectual disabilities becomes effective. 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Hylka Walleska Barbosa de Lima CALDAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (CE-UFPE), com residência em inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual. Especialização em Educação Especial pela FAVENI. Especialização Psicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE. Especialização em andamento em Neurociência Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Participa de Grupo de Estudo e Pesquisa em Acessibilidade e Inclusão - GEPAI, do(a) Universidade Federal de Pernambuco. Participa e elabora atendimentos psicopedagógicos baseado no modelo DIR/Floortime para crianças e adolescentes com Autismo. 

  • Tícia Cassiany Ferro CAVALCANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

    graduate at Fonoaudiologia from Universidade Católica de Pernambuco (1995), master's at Psychology from Universidade Federal de Pernambuco (2000) and ph.d. at Psychology from Universidade Federal de Pernambuco (2006). Has experience in Psychology, acting on the following subjects: argumentação, ortografia, compreensão textual, leitura-escrita and linguagem.

  • Thiago Rodrigo Fernandes da Silva SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

    Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É doutor em Educação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestre em Educação (UFPE); bacharel em Psicopedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sendo o vencedor da Láurea Acadêmica; e, licenciado em Pedagogia, pela Universidade de Pernambuco (UPE - Campus Mata Norte). Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) durante três anos consecutivos (2011-2012; 2012-2013; 2013-2014). Vencedor do Prêmio Jovem Pesquisador da UFPB 2013 (Área das Ciências Humanas). Foi representante da UFPB na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), ocorrida em 2014, durante a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Atuou como Professor Assistente do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais (DPOE) da UFPE, entre 2017-2018. É psicopedagogo institucional e clínico. Tem experiência nas seguintes áreas: Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação Superior; Avaliação Educacional e Avaliação da Aprendizagem; e, Educação Especial/Inclusiva. Na atualidade, tem desenvolvido pesquisas sobre os impactos do Grupo Banco Mundial na definição da política educacional de educação superior latino-americana.

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo (L. de A. Rego & amp; A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. 2006.p. 27-222. (Obra original publicada em 1977)

BRASIL, Presidência da República. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência). Diário Oficial da União. 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm&gt. Acesso em 19 de ago. 2019

CARNEIRO, M. A. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns: possibilidades e limitações.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. pg.21-103.

DE CARLO, M. M. R. P. Se essa casa fosse nossa: Instituições e processos de imaginação em Educação Especial. São Paulo: Plexus Editora, 1999. v. 1. 154p. pg. 65-81.

DE MELO, G. M. NECESSIDADES FORMATIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Repositorio de Tesis y Trabajos Finales UAA, v. 0, n. 0, 2022.

GLAT, R.; PLETSCH, M. D. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. 2. Ed. Eduerj, Rio de Janeiro, 2012.

GUEBERT, M. C. C. Inclusão: uma realidade em discussão. Curitiba: IBPEX, 2007.

MAFFEZOL, R.R.; GOÉS, M.C.R. Jovens e adultos com deficiência mental: seus dizeres sobre o cenário cotidiano de suas relações pessoais e atividades. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., Caxambu: ANPED, 2004. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2004. Disponível em: <http://27reuniao.anped.org.br/gt15/t159.pdf&gt>. Acesso em: 11 set. 2019.

MINAYO, M. C. de L. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. Pg 9-77.

MOUSINHO, Renata et al . Mediação escolar e inclusão: revisão, dicas e reflexões. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 27, n. 82, p. 92-108, 2010 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 23 out. 2020.

OLIVEIRA, T. N. M. G. DE. A inclusão escolar e a prática pedagógica no trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades na atuação de profissionais da educação infantil. Mestrado em Educação, Culturas e Identidades. 2020 Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9051 . Acesso em jun. 2023.

PLETSCH, M. D. A escolarização do aluno com deficiência intelectual... apesar do diagnóstico. In: S. M. F. MELETTI; M. C. M. KASSAR (Orgs.). Escolarização de alunos com deficiências. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.

RECIFE, Prefeitura do. Lei nº 18.147/2015 que aprova o Plano Municipal de Educação- PME. Disponível em: < http://leismunicipa.is/auqmt> . Acesso em 15 fev. 2020.

SANTOS, E. J. O auxiliar de apoio ao educando na inclusão da criança com deficiência. Trabalho de Conclusão de Curso - (Especialização). UFMG, Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2019. 45 f.,il. Disponível em: < http://hdl.handle.net/1843/33163> Acesso em: 6 out. 2020.

SILVA, S. M. Educação inclusiva: a importância do cuidador escolar no acompanhamento do educando com deficiência. João Pessoa, 2018. 46 f. : il. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14174 .Acesso em: 30 out. 2019.

Published

2024-02-22

How to Cite

CALDAS, Hylka Walleska Barbosa de Lima; FERRO CAVALCANTE, Tícia Cassiany; DA SILVA SANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes. AADEE’S CONTRIBUTION TO THE INCLUSION OF STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES IN MUNICIPAL SCHOOLS IN RECIFE - PE . Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 1, p. e0240008, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240008. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14770.. Acesso em: 22 nov. 2024.