A CONTRIBUIÇÃO DO AADEE NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE - PE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240008

Palabras clave:

AADEE, deficiência intelectual, direito à educação, Inclusão

Resumen

Neste artigo tem-se por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre as contribuições do trabalho do Agente de Apoio ao Desenvolvimento Educacional Especial (AADEE) frente à inclusão de alunos com deficiência intelectual, na educação pública municipal da cidade do Recife-PE. Como parte do percurso metodológico, foram entrevistados profissionais que atuam como AADEE. A análise, apresenta evidências de uma inclusão transformadora, mas que carece de um conjunto de práticas coletivas para que o direito à educação dos estudantes com deficiência intelectual se torne efetivo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Hylka Walleska Barbosa de Lima CALDAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (CE-UFPE), com residência em inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual. Especialização em Educação Especial pela FAVENI. Especialização Psicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE. Especialização em andamento em Neurociência Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Participa de Grupo de Estudo e Pesquisa em Acessibilidade e Inclusão - GEPAI, do(a) Universidade Federal de Pernambuco. Participa e elabora atendimentos psicopedagógicos baseado no modelo DIR/Floortime para crianças e adolescentes com Autismo. 

  • Tícia Cassiany Ferro CAVALCANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

    Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1995), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professora Associada III, do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Centro de Educação UFPE. Professora do Mestrado Profissional em Educação Básica, Centro de Educação, UFPE. Coordenadora do Centro de Estudos Inclusivos (CEI), Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, CE, UFPE. Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Acessibilidade e Inclusão - GEPAI. Membro do Grupo de pesquisa TICC: Tecnologias Inovadoras em Computação e Comunicação. Seus interesses atuais de investigação: educação inclusiva, Impedimentos comunicacionais relacionados à deficiência motora e/ou intelectual, Comunicação Alternativa e Aumentativa, alfabetização e letramento da pessoa com deficiência.

  • Thiago Rodrigo Fernandes da Silva SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

    Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É doutor em Educação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestre em Educação (UFPE); bacharel em Psicopedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sendo o vencedor da Láurea Acadêmica; e, licenciado em Pedagogia, pela Universidade de Pernambuco (UPE - Campus Mata Norte). Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) durante três anos consecutivos (2011-2012; 2012-2013; 2013-2014). Vencedor do Prêmio Jovem Pesquisador da UFPB 2013 (Área das Ciências Humanas). Foi representante da UFPB na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), ocorrida em 2014, durante a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Atuou como Professor Assistente do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais (DPOE) da UFPE, entre 2017-2018. É psicopedagogo institucional e clínico. Tem experiência nas seguintes áreas: Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação Superior; Avaliação Educacional e Avaliação da Aprendizagem; e, Educação Especial/Inclusiva. Na atualidade, tem desenvolvido pesquisas sobre os impactos do Grupo Banco Mundial na definição da política educacional de educação superior latino-americana.

Referencias

BARDIN, L. Análise de conteúdo (L. de A. Rego & amp; A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. 2006.p. 27-222. (Obra original publicada em 1977)

BRASIL, Presidência da República. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência). Diário Oficial da União. 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm&gt. Acesso em 19 de ago. 2019

CARNEIRO, M. A. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns: possibilidades e limitações.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. pg.21-103.

DE CARLO, M. M. R. P. Se essa casa fosse nossa: Instituições e processos de imaginação em Educação Especial. São Paulo: Plexus Editora, 1999. v. 1. 154p. pg. 65-81.

DE MELO, G. M. NECESSIDADES FORMATIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Repositorio de Tesis y Trabajos Finales UAA, v. 0, n. 0, 2022.

GLAT, R.; PLETSCH, M. D. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. 2. Ed. Eduerj, Rio de Janeiro, 2012.

GUEBERT, M. C. C. Inclusão: uma realidade em discussão. Curitiba: IBPEX, 2007.

MAFFEZOL, R.R.; GOÉS, M.C.R. Jovens e adultos com deficiência mental: seus dizeres sobre o cenário cotidiano de suas relações pessoais e atividades. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., Caxambu: ANPED, 2004. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2004. Disponível em: <http://27reuniao.anped.org.br/gt15/t159.pdf&gt>. Acesso em: 11 set. 2019.

MINAYO, M. C. de L. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. Pg 9-77.

MOUSINHO, Renata et al . Mediação escolar e inclusão: revisão, dicas e reflexões. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 27, n. 82, p. 92-108, 2010 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 23 out. 2020.

OLIVEIRA, T. N. M. G. DE. A inclusão escolar e a prática pedagógica no trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades na atuação de profissionais da educação infantil. Mestrado em Educação, Culturas e Identidades. 2020 Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9051 . Acesso em jun. 2023.

PLETSCH, M. D. A escolarização do aluno com deficiência intelectual... apesar do diagnóstico. In: S. M. F. MELETTI; M. C. M. KASSAR (Orgs.). Escolarização de alunos com deficiências. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.

RECIFE, Prefeitura do. Lei nº 18.147/2015 que aprova o Plano Municipal de Educação- PME. Disponível em: < http://leismunicipa.is/auqmt> . Acesso em 15 fev. 2020.

SANTOS, E. J. O auxiliar de apoio ao educando na inclusão da criança com deficiência. Trabalho de Conclusão de Curso - (Especialização). UFMG, Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2019. 45 f.,il. Disponível em: < http://hdl.handle.net/1843/33163> Acesso em: 6 out. 2020.

SILVA, S. M. Educação inclusiva: a importância do cuidador escolar no acompanhamento do educando com deficiência. João Pessoa, 2018. 46 f. : il. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14174 .Acesso em: 30 out. 2019.

Publicado

2024-02-22

Cómo citar

CALDAS, Hylka Walleska Barbosa de Lima; FERRO CAVALCANTE, Tícia Cassiany; DA SILVA SANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes. A CONTRIBUIÇÃO DO AADEE NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE - PE . Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 1, p. e0240008, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240008. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14770.. Acesso em: 22 nov. 2024.