Análise da literatura
desenvolvimento de estratégias de ensino para estudantes com deficiência visual nas aulas de educação física
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p113-126Palavras-chave:
Estratégias de ensino., Deficiência visual, Educação física.Resumo
O desenvolvimento de estratégias de ensino para a prática pedagógica com estudantes com deficiência visual representa um grande desafio para os professores de Educação Física, sobretudo considerando as questões de acessibilidade e adaptação necessária ao equipamento de aula. Nesse contexto, analisamos a produção acadêmica no período de 2012 a 2022, com o objetivo de identificar na literatura as possibilidades e o desenvolvimento de estratégias de ensino para estudantes com deficiência visual nas aulas de Educação Física. Esta é uma pesquisa qualitativa que se caracteriza como um estudo de revisão de literatura. A coleta de informações ocorreu no mês de Junho de 2022 através das bases de dados ERIC, EBSCO, SportsDiscus, Scielo - Scientific Electronic Library Online, Lilacs e Scopus com os termos deficiência visual AND educação física AND estratégias de ensino; visual impairment AND physical education AND teaching strategies com periodo de 2012 a 2022. Foram encontrados no total 260 artigos, sendo que 230 artigos foram excluídos por não atenderem os critérios de inclusão, 10 artigos foram excluídos por duplicidade, ficando 20 artigos analisados. Concluindo que a literatura mostra-se incipiente para subsidiar a formação docente ressaltando - se a distância ainda existente entre o conhecimento acadêmico e a realidade do contexto escolar além dos desafios vivenciados pelos professores e professoras, o que dificulta a elaboração e efetivação de ações pedagógicas equitativas.
Downloads
Referências
BRIAN, Ali et al. The effects of ecologically valid intervention strategies on the locomotor skills of children with visual impairments. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 37, n. 2, p. 177-192, 2020.
COLEMAN, Jeremy M. The use of music to promote purposeful movement in children with visual impairments. Journal of Visual Impairment & Blindness, v. 111, n. 1, p. 73-77, 2017.
DA CUNHA FURTADO, Otávio Luis Piva et al. Physical activity interventions for children and youth with visual impairments. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 32, n. 2, p. 156-176, 2015.
FIORINI, Maria Luiza Salzani; DELIBERATO, Débora; MANZINI, Eduardo José. Estratégias de ensino para alunos deficientes visuais: a Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Motriz: Revista de Educação Física, v. 19, p. 62-73, 2013.
HABULEZI, J.; PHASHA, T. N. Provision of learning support to learners with visual impairment in Botswana: A case study. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 69, p. 1555-1561, 2012.
HAEGELE, Justin A.; LIEBERMAN, Lauren J. The current experiences of physical education teachers at schools for blind students in the United States. Journal of Visual Impairment & Blindness, v. 110, n. 5, p. 323-334, 2016.
HAEGELE, Justin A. Promoting leisure-time physical activity for students with visual impairments using generalization tactics. Journal of Visual Impairment & Blindness, v. 109, n. 4, p. 322-326, 2015.
HAEGELE, J. A. et al. Exploring the intersection between disability and overweightness in physical education among females with visual impairments, Research Quarterly for Exercise and Sport, 2019. https://doi.org/10.1080/02701367.2019.1600652
HASTIE, Peter A.; WARD, Jeffrey K.; BROCK, Sheri J. Effect of graded competition on student opportunities for participation and success rates during a season of Sport Education. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 22, n. 3, p. 316-327, 2017.
KASAP, Caner; BAHÇALI, Turgut. An Investigation into Lecturers’ Perceptions and Experiences Regarding Students with Special Needs. Education Quarterly Reviews, v. 5, n. 1, 2022.
LE FANU, Guy; SCHMIDT, Elena; VIRENDRAKUMAR, Bhavisha. Inclusive education for children with visual impairments in sub-Saharan Africa: Realising the promise of the Convention on the Rights of Persons with Disabilities. International Journal of Educational Development, v. 91, p. 102574, 2022.
LIEBERMAN, Lauren J. et al. How students with visual impairments can learn components of the expanded core curriculum through physical education. Journal of Visual Impairment & Blindness, v. 108, n. 3, p. 239-248, 2014.
LIEBERMAN, Lauren J. et al. Physical education for children with visual impairment or blindness. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 90, n. 1, p. 30-38, 2019.
LIEBERMAN, Lauren J.; CONROY, Paula. Training of paraeducators for physical education for children with visual impairments. Journal of Visual Impairment & Blindness, v. 107, n. 1, p. 17-28, 2013.
MIYAUCHI, Hisae. A systematic review on inclusive education of students with visual impairment. Education sciences, v. 10, n. 11, p. 346, 2020.
MCLINDEN, Michael. Mediating haptic exploratory strategies in children who have visual impairment and intellectual disabilities. Journal of Intellectual Disability Research, v. 56, n. 2, p. 129-139, 2012.
MOWLING, Claire M.; FITTIPALDI-WERT, Jeanine; FAVORETTO, Loraine. Soundball: Teaching Tennis to Students with Visual Impairments. Strategies, v. 30, n. 4, p. 3-10, 2017.
RALEJOE, Malehlanye. A study to understand the inclusion of learners with and without visual impairment in a secondary school in Lesotho. South African Journal of Education, v. 41, n. 1, p. 1-12, 2021.
REINA, R. et al. Incluye-T: a professional development program to increase the self-efficacy of physical educators towards inclusion. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 24, n. 4, p. 319-331, 2019.
STRIBING, Alex et al. Teaching Strategies to Improve Object Control Development for Children with Visual Impairments in Physical Education. Palaestra, v. 33, n. 1, 2019.
STROGILOS, Vasilis; STEFANIDIS, Abraham. Contextual antecedents of co-teaching efficacy: Their influence on students with disabilities' learning progress, social participation and behaviour improvement. Teaching and Teacher Education, v. 47, p. 218-229, 2015.
WHINNERY, Stacie B.; WHINNERY, Keith W.; EDDINS, Daisy. A Strategy for Embedding Functional Motor and Early Numeracy Skill Instruction into Physical Education Activities. Physical Disabilities: Education and Related Services, v. 35, n. 1, p. 17-27, 2016.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1