Análise da literatura
desenvolvimento de estratégias de ensino para estudantes com deficiência visual nas aulas de educação física
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p113-126Palabras clave:
Estratégias de ensino., Deficiência visual, Educação física.Resumen
O desenvolvimento de estratégias de ensino para a prática pedagógica com estudantes com deficiência visual representa um grande desafio para os professores de Educação Física, sobretudo considerando as questões de acessibilidade e adaptação necessária ao equipamento de aula. Nesse contexto, analisamos a produção acadêmica no período de 2012 a 2022, com o objetivo de identificar na literatura as possibilidades e o desenvolvimento de estratégias de ensino para estudantes com deficiência visual nas aulas de Educação Física. Esta é uma pesquisa qualitativa que se caracteriza como um estudo de revisão de literatura. A coleta de informações ocorreu no mês de Junho de 2022 através das bases de dados ERIC, EBSCO, SportsDiscus, Scielo - Scientific Electronic Library Online, Lilacs e Scopus com os termos deficiência visual AND educação física AND estratégias de ensino; visual impairment AND physical education AND teaching strategies com periodo de 2012 a 2022. Foram encontrados no total 260 artigos, sendo que 230 artigos foram excluídos por não atenderem os critérios de inclusão, 10 artigos foram excluídos por duplicidade, ficando 20 artigos analisados. Concluindo que a literatura mostra-se incipiente para subsidiar a formação docente ressaltando - se a distância ainda existente entre o conhecimento acadêmico e a realidade do contexto escolar além dos desafios vivenciados pelos professores e professoras, o que dificulta a elaboração e efetivação de ações pedagógicas equitativas.
Descargas
Referencias
BRIAN, Ali et al. The effects of ecologically valid intervention strategies on the locomotor skills of children with visual impairments. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 37, n. 2, p. 177-192, 2020.
COLEMAN, Jeremy M. The use of music to promote purposeful movement in children with visual impairments. Journal of Visual Impairment & Blindness, v. 111, n. 1, p. 73-77, 2017.
DA CUNHA FURTADO, Otávio Luis Piva et al. Physical activity interventions for children and youth with visual impairments. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 32, n. 2, p. 156-176, 2015.
FIORINI, Maria Luiza Salzani; DELIBERATO, Débora; MANZINI, Eduardo José. Estratégias de ensino para alunos deficientes visuais: a Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Motriz: Revista de Educação Física, v. 19, p. 62-73, 2013.
HABULEZI, J.; PHASHA, T. N. Provision of learning support to learners with visual impairment in Botswana: A case study. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 69, p. 1555-1561, 2012.
HAEGELE, Justin A.; LIEBERMAN, Lauren J. The current experiences of physical education teachers at schools for blind students in the United States. Journal of Visual Impairment & Blindness, v. 110, n. 5, p. 323-334, 2016.
HAEGELE, Justin A. Promoting leisure-time physical activity for students with visual impairments using generalization tactics. Journal of Visual Impairment & Blindness, v. 109, n. 4, p. 322-326, 2015.
HAEGELE, J. A. et al. Exploring the intersection between disability and overweightness in physical education among females with visual impairments, Research Quarterly for Exercise and Sport, 2019. https://doi.org/10.1080/02701367.2019.1600652
HASTIE, Peter A.; WARD, Jeffrey K.; BROCK, Sheri J. Effect of graded competition on student opportunities for participation and success rates during a season of Sport Education. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 22, n. 3, p. 316-327, 2017.
KASAP, Caner; BAHÇALI, Turgut. An Investigation into Lecturers’ Perceptions and Experiences Regarding Students with Special Needs. Education Quarterly Reviews, v. 5, n. 1, 2022.
LE FANU, Guy; SCHMIDT, Elena; VIRENDRAKUMAR, Bhavisha. Inclusive education for children with visual impairments in sub-Saharan Africa: Realising the promise of the Convention on the Rights of Persons with Disabilities. International Journal of Educational Development, v. 91, p. 102574, 2022.
LIEBERMAN, Lauren J. et al. How students with visual impairments can learn components of the expanded core curriculum through physical education. Journal of Visual Impairment & Blindness, v. 108, n. 3, p. 239-248, 2014.
LIEBERMAN, Lauren J. et al. Physical education for children with visual impairment or blindness. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 90, n. 1, p. 30-38, 2019.
LIEBERMAN, Lauren J.; CONROY, Paula. Training of paraeducators for physical education for children with visual impairments. Journal of Visual Impairment & Blindness, v. 107, n. 1, p. 17-28, 2013.
MIYAUCHI, Hisae. A systematic review on inclusive education of students with visual impairment. Education sciences, v. 10, n. 11, p. 346, 2020.
MCLINDEN, Michael. Mediating haptic exploratory strategies in children who have visual impairment and intellectual disabilities. Journal of Intellectual Disability Research, v. 56, n. 2, p. 129-139, 2012.
MOWLING, Claire M.; FITTIPALDI-WERT, Jeanine; FAVORETTO, Loraine. Soundball: Teaching Tennis to Students with Visual Impairments. Strategies, v. 30, n. 4, p. 3-10, 2017.
RALEJOE, Malehlanye. A study to understand the inclusion of learners with and without visual impairment in a secondary school in Lesotho. South African Journal of Education, v. 41, n. 1, p. 1-12, 2021.
REINA, R. et al. Incluye-T: a professional development program to increase the self-efficacy of physical educators towards inclusion. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 24, n. 4, p. 319-331, 2019.
STRIBING, Alex et al. Teaching Strategies to Improve Object Control Development for Children with Visual Impairments in Physical Education. Palaestra, v. 33, n. 1, 2019.
STROGILOS, Vasilis; STEFANIDIS, Abraham. Contextual antecedents of co-teaching efficacy: Their influence on students with disabilities' learning progress, social participation and behaviour improvement. Teaching and Teacher Education, v. 47, p. 218-229, 2015.
WHINNERY, Stacie B.; WHINNERY, Keith W.; EDDINS, Daisy. A Strategy for Embedding Functional Motor and Early Numeracy Skill Instruction into Physical Education Activities. Physical Disabilities: Education and Related Services, v. 35, n. 1, p. 17-27, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1