Análise da literatura

desenvolvimento de estratégias de ensino para estudantes com deficiência visual nas aulas de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p113-126

Palavras-chave:

Estratégias de ensino., Deficiência visual, Educação física.

Resumo

O desenvolvimento de estratégias de ensino para a prática pedagógica com estudantes com deficiência visual representa um grande desafio para os professores de Educação Física, sobretudo considerando as questões de acessibilidade e adaptação necessária ao equipamento de aula. Nesse contexto, analisamos a produção acadêmica no período de 2012 a 2022, com o objetivo de identificar na literatura as possibilidades e o desenvolvimento de estratégias de ensino para estudantes com deficiência visual nas aulas de Educação Física. Esta é uma pesquisa qualitativa que se caracteriza como um estudo de revisão de literatura. A coleta de informações ocorreu no mês de Junho de 2022 através das bases de dados ERIC, EBSCO, SportsDiscus, Scielo - Scientific Electronic Library Online, Lilacs e Scopus com os termos deficiência visual AND educação física AND estratégias de ensino; visual impairment AND physical education AND teaching strategies com periodo de 2012 a 2022. Foram encontrados no total 260 artigos, sendo que 230 artigos foram excluídos por não atenderem os critérios de inclusão, 10 artigos foram excluídos por duplicidade, ficando 20 artigos analisados. Concluindo que a literatura mostra-se incipiente para subsidiar a formação docente ressaltando - se a distância ainda existente entre o conhecimento acadêmico e a realidade do contexto escolar além dos desafios vivenciados pelos professores e professoras, o que dificulta a elaboração e efetivação de ações pedagógicas equitativas.

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Biografia do Autor

Milena Pedro de MORAIS, Universidade São Judas Tadeu e Prefeitura Municipal de Itanhaém

Graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (2004). Pós-graduada em Treinamento Desportivo pela FMU (2006) e em Psicologia Esportiva pela Universidade Gama Filho (2013). Professora de Educação Física atuante no Ensino Fundamental I e no Programa Paradesporto na Secretaria de Educação no município de Itanhaém/SP. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (linha de pesquisa: Fenômeno Esportivo) e Doutora na mesma universidade (linha de pesquisa: Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física). Membro da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada.

José Pedro FERREIRA, Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física: Coimbra, Portugal.

 

Professor Associado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Portugal. Concluiu a sua licenciatura em Educação Física (1991), e em Educação Especial e Reabilitação (1993) e o seu Mestrado em Desenvolvimento Motor da Criança (1998) na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Em 2002, completou o Mphil na Universidade de Exeter e em 2004 o doutoramento em Ciências da Saúde e do Exercício na Universidade de Bristol, Reino Unido, sob a supervisão do Professor Kenneth R. Fox.

       

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

de MORAIS, M. P., & FERREIRA, J. P. (2022). Análise da literatura: desenvolvimento de estratégias de ensino para estudantes com deficiência visual nas aulas de educação física. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 9(2), 113–126. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p113-126