Acesso e permanência do aluno surdo no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p149-162Palavras-chave:
Surdo, Acessibilidade, Inclusão, Políticas PúblicasResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o acesso e a permanência do aluno surdo no ensino superior. A pesquisa, de cunho qualitativo e do tipo exploratória, foi desenvolvida a partir de um levantamento bibliográfico de dissertações e teses do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), dentro do recorte temporal dos anos de 2017 e 2020.Utilizou-se as seguintes palavras chave na identificação da temática: acesso, ensino superior, surdo. Foram selecionadas cinco dissertações e duas teses, em que se empregou o critério de escolha por produções que voltassem suas discussões tanto no ingresso, quanto na permanência do sujeito surdo na universidade.Os resultados apontam que há um longo caminho para que o candidato surdo consiga ingressar à universidade e nela permanecer de forma a usufruir dos direitos garantidos pelo ordenamento legal, já que esse aluno necessita de estratégias adotadas nos vestibulares - como a prova inteiramente em Libras - e de intérpretes de língua de sinais para mediar a comunicação durante todo o processo de formação, propiciando, assim, a acessibilidade em um sistema inclusivo, que norteia-se na prática pedagógica capacitada em trabalhar com o ensino bilíngue.
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