Acesso e permanência do aluno surdo no ensino superior

Autores

  • Crislaine VERETA Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Eliziane Manosso STREIECHEN Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p149-162

Palavras-chave:

Surdo, Acessibilidade, Inclusão, Políticas Públicas

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o acesso e a permanência do aluno surdo no ensino superior. A pesquisa, de cunho qualitativo e do tipo exploratória, foi desenvolvida a partir de um levantamento bibliográfico de dissertações e teses do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), dentro do recorte temporal dos anos de 2017 e 2020.Utilizou-se as seguintes palavras chave na identificação da temática: acesso, ensino superior, surdo. Foram selecionadas cinco dissertações e duas teses, em que se empregou o critério de escolha por produções que voltassem suas discussões tanto no ingresso, quanto na permanência do sujeito surdo na universidade.Os resultados apontam que há um longo caminho para que o candidato surdo consiga ingressar à universidade e nela permanecer de forma a usufruir dos direitos garantidos pelo ordenamento legal, já que esse aluno necessita de estratégias adotadas nos vestibulares - como a prova inteiramente em Libras - e de intérpretes de língua de sinais para mediar a comunicação durante todo o processo de formação, propiciando, assim, a acessibilidade em um sistema inclusivo, que norteia-se na prática pedagógica capacitada em trabalhar com o ensino bilíngue.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Crislaine VERETA, Universidade Estadual do Centro Oeste

    Mestranda em Historia na Universidade Estadual do Centro Oeste. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste(2021) . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação no Campo.

  • Eliziane Manosso STREIECHEN , Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (2018); Mestre em Educação pela Universidade do Centro-Oeste de Guarapuava/PR (2014); Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2007). Graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade Secal (2004); Bacharel em Letras/Libras (UFSC, 2012); Tradutora/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (SEED/PR, 2003). Possui adicionais nas áreas de Deficiência Mental e Auditiva (1992-2000). Foi professora alfabetizadora e tradutora/intérpretes de língua de sinais (TILS) durante vinte anos. Faz parte do Quadro Próprio de Professores do Estado do Paraná (em licença). Foi uma das fundadoras da APAE de Ivaí/PR; Diretora e professora da Escola Especial (1998-2002); Atualmente, é docente do departamento de Letras da UNICENTRO, Campus Irati/PR. Nessa Instituição, exerce ou exerceu as seguintes funções: professora da disciplina de Libras; professora na modalidade de Educação a Distância (EaD); Chefe da Divisão de Promoção Cultural (DIPROC/I); Coordenadora do Programa de Inclusão e Acessibilidade (2014-2015); Coordenadora substituta do PIBID/Espanhol (2014-2015); Coordenadora do Curso de Libras no Centro de Línguas (2014-2015); Membro do Núcleo Estruturante (NDE) do Departamento de Letras; Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (2019-2020). Possui pesquisas relacionadas à aquisição da linguagem pelo surdo; CODA (Children of deaf adult); Inclusão; Surdez, entre outras temáticas. Possui cinco livros publicados: ?Língua Brasileira de Sinais - Libras? - Editora UNICENTRO de Guarapuava/PR, 2012; "Libras: aprender está em suas mãos" - Editora CRV de Curitiba/PR, 2013 (2. ed. 2017) e "A aquisição da Libras em um contexto multilinguístico" - Editora UNICENTRO, 2017. "Docência e as interfaces da inclusão" - Editora Apprehendere de Guarapuava/PR, 2021. "Pedro vai à escola: uma história de silenciamentos e superação" (No Prelo). Possui diversos artigos publicados em periódicos e Revistas qualificadas.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, p.11. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm acesso em 02. Jan.2021.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008, p.15, Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192 acesso em 11.jan.2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. PNEE: Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida/ Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação – Brasília; MEC. SEMESP. 2020. 124p.

BRIEGA, Diléia Aparecida Martins. O Enem Como Via de Acesso do Surdo ao Ensino Superior Brasileiro. Tese, p.121. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2017.

FÓFANO, Carla. O direito à educação universitária para candidatos surdos no exame nacional do ensino médio: as fronteiras entre as multiterritorialidadesdasurdez e o uso das tecnologias assistivas. Dissertação, p.100, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE,Governador Valadares, 2017.

GAVALDÃO, Natália. Acessibilidade a estudantes surdos na educação superior: análise de professores sobre o contexto pedagógico. Dissertação, 2017, p.215, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. Marília/SP.

GOMES, Christianne Rocha. Educação inclusiva de estudantes universitários surdos: uma análise a partir da trajetória escolar. Dissertação, p.156, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade de Sergipe, São Cristóvão 2017.

HANSEL, Ana Flávia. ZYCH, Anizia Costa. GODOY, Miriam Adalgisa Bedim.Fundamentos da Educação Inclusiva. 2014, p.106,Unicentro, UAB.

MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11,n. 33,set./dez. 2006. P. 387-405.

PAIVA, Gisele Oliveira da Silva. Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão no curso de letras libras/língua portuguesa da UFRN. Dissertação, p.110, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2017.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Instrução n.º 008/08- SUED/SEED. p.05. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2019-12/instrucao082008.pdfacesso em 02. jan.2021.

RODRIGUES, José Raimundo. MACHADO, Lucyenne Matos da Costa Vieira. VIEIRA, Eliane Telles de Bruim. Congresso de Paris (1900): A Seção de Surdos e sua Atualidade em Relação à Educação de Surdos. Revista Brasileira de história da educação, v.20, 2020.

SCHNEIDER, Roseleia. Educação Inclusiva no Ensino Superior para alunos surdos: Resistências e desafios. Tese, 193p. Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade de passo Fundo. Passo Fundo, 2017.

SILVA, Elza Maria do Socorro. O processo de inclusão: objetivação e ancoragem do primeiro aluno surdo numa instituição de ensino superior. Dissertação, p.141, Programa de Pós- Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2017.

STREIECHEN, Eliziane Manosso. Abordagens metodológicas para a educação de surdos (E-book). NEAD/UAB/UNICENTRO, Guarapuava, 2020. Disponível em: http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1797/1/STREIECHEN_Abordagem_Metodologicas_para_a_Educacao_de_Surdos.pdf. Acesso em: 4 dez. 2021.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

VERETA, Crislaine; STREIECHEN , Eliziane Manosso. Acesso e permanência do aluno surdo no ensino superior. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 9, n. 1, p. 149–162, 2022. DOI: 10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p149-162. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13227.. Acesso em: 22 nov. 2024.