ACCESS AND PERMANENCE OF DEAF STUDENTS IN HIGHER EDUCATION

Authors

  • Crislaine VERETA Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Eliziane Manosso STREIECHEN Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p149-162

Keywords:

Deaf, Accessibility, Inclusion, Public Policy

Abstract

This research aims to analyse deaf students’ access to higher education. It is a qualitative research, and it was developed from a literature review of theses and dissertations held in the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) Theses and Dissertations Repository, between the years of 2017 and 2020. The following keywords were used to identify the topic: access, higher education, deaf. Five dissertations and two theses were selected, and their emphasis on the admission and permanence of the deaf subject at university was invoked as a selection criterion. The results show that there is a long way to go until a deaf applicant enters the university and stays there so that they enjoy the benefits granted by legal order, since this student needs strategies deployed at universities entrance examinations – such as an exam in Brazilian sign language – and sign language interpreters to mediate communication during the entire process of education. This will provide accessibility in an inclusive system grounded in pedagogic practices suitable for bilingual education.

Author Biographies

  • Crislaine VERETA, Universidade Estadual do Centro Oeste

    Mestranda em Historia na Universidade Estadual do Centro Oeste. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste(2021) . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação no Campo.

  • Eliziane Manosso STREIECHEN , Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (2018); Mestre em Educação pela Universidade do Centro-Oeste de Guarapuava/PR (2014); Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2007). Graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade Secal (2004); Bacharel em Letras/Libras (UFSC, 2012); Tradutora/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (SEED/PR, 2003). Possui adicionais nas áreas de Deficiência Mental e Auditiva (1992-2000). Foi professora alfabetizadora e tradutora/intérpretes de língua de sinais (TILS) durante vinte anos. Faz parte do Quadro Próprio de Professores do Estado do Paraná (em licença). Foi uma das fundadoras da APAE de Ivaí/PR; Diretora e professora da Escola Especial (1998-2002); Atualmente, é docente do departamento de Letras da UNICENTRO, Campus Irati/PR. Nessa Instituição, exerce ou exerceu as seguintes funções: professora da disciplina de Libras; professora na modalidade de Educação a Distância (EaD); Chefe da Divisão de Promoção Cultural (DIPROC/I); Coordenadora do Programa de Inclusão e Acessibilidade (2014-2015); Coordenadora substituta do PIBID/Espanhol (2014-2015); Coordenadora do Curso de Libras no Centro de Línguas (2014-2015); Membro do Núcleo Estruturante (NDE) do Departamento de Letras; Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (2019-2020). Possui pesquisas relacionadas à aquisição da linguagem pelo surdo; CODA (Children of deaf adult); Inclusão; Surdez, entre outras temáticas. Possui cinco livros publicados: ?Língua Brasileira de Sinais - Libras? - Editora UNICENTRO de Guarapuava/PR, 2012; "Libras: aprender está em suas mãos" - Editora CRV de Curitiba/PR, 2013 (2. ed. 2017) e "A aquisição da Libras em um contexto multilinguístico" - Editora UNICENTRO, 2017. "Docência e as interfaces da inclusão" - Editora Apprehendere de Guarapuava/PR, 2021. "Pedro vai à escola: uma história de silenciamentos e superação" (No Prelo). Possui diversos artigos publicados em periódicos e Revistas qualificadas.

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Published

2022-11-11

Issue

Section

Artigos - Fluxo Contínuo