Acesso e permanência do aluno surdo no ensino superior

Autores

  • Crislaine VERETA Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Eliziane Manosso STREIECHEN Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p149-162

Palavras-chave:

Surdo, Acessibilidade, Inclusão, Políticas Públicas

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o acesso e a permanência do aluno surdo no ensino superior. A pesquisa, de cunho qualitativo e do tipo exploratória, foi desenvolvida a partir de um levantamento bibliográfico de dissertações e teses do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), dentro do recorte temporal dos anos de 2017 e 2020.Utilizou-se as seguintes palavras chave na identificação da temática: acesso, ensino superior, surdo. Foram selecionadas cinco dissertações e duas teses, em que se empregou o critério de escolha por produções que voltassem suas discussões tanto no ingresso, quanto na permanência do sujeito surdo na universidade.Os resultados apontam que há um longo caminho para que o candidato surdo consiga ingressar à universidade e nela permanecer de forma a usufruir dos direitos garantidos pelo ordenamento legal, já que esse aluno necessita de estratégias adotadas nos vestibulares - como a prova inteiramente em Libras - e de intérpretes de língua de sinais para mediar a comunicação durante todo o processo de formação, propiciando, assim, a acessibilidade em um sistema inclusivo, que norteia-se na prática pedagógica capacitada em trabalhar com o ensino bilíngue.

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Biografia do Autor

Crislaine VERETA, Universidade Estadual do Centro Oeste

Mestranda em Historia na Universidade Estadual do Centro Oeste. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste(2021) . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação no Campo.

Eliziane Manosso STREIECHEN , Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (2018); Mestre em Educação pela Universidade do Centro-Oeste de Guarapuava/PR (2014); Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2007). Graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade Secal (2004); Bacharel em Letras/Libras (UFSC, 2012); Tradutora/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (SEED/PR, 2003). Possui adicionais nas áreas de Deficiência Mental e Auditiva (1992-2000). Foi professora alfabetizadora e tradutora/intérpretes de língua de sinais (TILS) durante vinte anos. Faz parte do Quadro Próprio de Professores do Estado do Paraná (em licença). Foi uma das fundadoras da APAE de Ivaí/PR; Diretora e professora da Escola Especial (1998-2002); Atualmente, é docente do departamento de Letras da UNICENTRO, Campus Irati/PR. Nessa Instituição, exerce ou exerceu as seguintes funções: professora da disciplina de Libras; professora na modalidade de Educação a Distância (EaD); Chefe da Divisão de Promoção Cultural (DIPROC/I); Coordenadora do Programa de Inclusão e Acessibilidade (2014-2015); Coordenadora substituta do PIBID/Espanhol (2014-2015); Coordenadora do Curso de Libras no Centro de Línguas (2014-2015); Membro do Núcleo Estruturante (NDE) do Departamento de Letras; Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (2019-2020). Possui pesquisas relacionadas à aquisição da linguagem pelo surdo; CODA (Children of deaf adult); Inclusão; Surdez, entre outras temáticas. Possui cinco livros publicados: ?Língua Brasileira de Sinais - Libras? - Editora UNICENTRO de Guarapuava/PR, 2012; "Libras: aprender está em suas mãos" - Editora CRV de Curitiba/PR, 2013 (2. ed. 2017) e "A aquisição da Libras em um contexto multilinguístico" - Editora UNICENTRO, 2017. "Docência e as interfaces da inclusão" - Editora Apprehendere de Guarapuava/PR, 2021. "Pedro vai à escola: uma história de silenciamentos e superação" (No Prelo). Possui diversos artigos publicados em periódicos e Revistas qualificadas.

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Publicado

2022-11-11

Como Citar

VERETA, C., & STREIECHEN , E. M. (2022). Acesso e permanência do aluno surdo no ensino superior. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 9(1), 149–162. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p149-162

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo