As dificuldades enfrentadas na docência com educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (DTGD AHS)
relato de experiência no colégio ACM em Santa Inês/BA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p103-114Palabras clave:
Educação Inclusiva, Formação Docente, Relato de ExperiênciaResumen
Trata-se de um relato de experiência vivido por um cuidador educacional, como mediador da inclusão de educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (DTGDAHS) em turmas regulares de ensino médio, em um colégio Estadual na cidade de Santa Inês-BA. A experiência narrada compreende o período de abril de 2018 a agosto de 2018. Utilizou-se um diário de campo como estratégia metodológica, o qual tem como função descrever as dificuldades encontradas na inclusão dos educandos/alunos em turmas regulares pelos professores no processo de ensino-aprendizagem e os avanços originários das políticas públicas inclusivas. A experiência mostra que o processo de inclusão educacional vem sendo feito de forma gradativa, a escola vai se adequando fisicamente e pedagogicamente, porém, há um grande deficit na formação docente por falta de formação continuada, e, de outro lado, falta de atendimento educacional especializado ao discente que o impossibilita alcançar um ensino de qualidade.
Descargas
Referencias
ALVES, F. C. Diário – um contributo para o desenvolvimento profissional dos professores e estudo dos seus dilemas, 2001. Instituto politécnico de Viseu. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/578/1/Di%c3%a1rio.pdf. Acesso em 10/08/2022.
BRASIL. Decreto Nº. 10.502, DE 30 DE SETEMBRO DE 2020, que institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, inclusiva e com Aprendizado ao longo da vida. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-de-2020-280529948. Acessado em 10 de agosto de 2022.
BRASIL. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acessado em: 13 de setembro de 2018.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br. Dez.2014. PDF. Acessado em: 13 de setembro de 2018.
FREIRE, P. Não há docência sem discência. In: Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Pgs. 12-28.
JÚNIOR, L.; MARTINS, M. C. As primeiras ações e organizações voltadas para as pessoas com deficiência. In:______. História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010. p. 19-20. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/21097_arquivo.pdf. Acesso em 01 de agosto de 2018.
MONTOAN, M. T. E.; PIETRO, R. G. Inclusão Escolar: pontos e contra pontos. 3ed. São Paulo: Summus, 2006.
MONTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: O que? Por que? Como fazer? 1 ed. São Paulo: moderna, 2003.
NETO, A. O. S. et al. Educação Inclusiva: Uma escola para todos. Revista Educação Especial, Santa Maria, V.31, n. 60, jan./mar. 2018, p.81-92. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial Acesso em: 01 de Agosto de 2018.
NUNES, S. S.; SAIA, A. L. T.; TAVARES, R. E. Educação Inclusiva: Entre a História, os Preconceitos, a Escola e a Família. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2015, v. 35, n. 4 [Acessado 18 Agosto 2022] , p. 1106-1119. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-3703001312014>. Epub Oct-Dec 2015. ISSN 1982-3703. https://doi.org/10.1590/1982-3703001312014. Acessado em: 01 de Agosto de 2018.
PLATÃO. A República. 7. ed. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993. Disponível em: https://marcosfabionuva.files.wordpress.com/2011/08/a-repc3bablica-platc3a3o-fcg-5c2aa-ed-1987.pdf. Acessado em: 13 de Setembro de 2018.
REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M. Escolarização dos alunos da educação especial na política de educação inclusiva no Brasil .Inc.Soc., Brasília, v. 11, n. 1, jul./dez, p.?. 2017.Disponível em: revista.ibict.br/inclusao/article/download/4079/3591. Acessado em: 20 de Julho de 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1