As dificuldades enfrentadas na docência com educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (DTGD AHS)

relato de experiência no colégio ACM em Santa Inês/BA

Autores/as

  • Carlos André Santos BARRETO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF – Santa Inês/BA
  • Cátia Cilene FARAGO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano -IF, campus Santa Inês/BA
  • Tainy Caldas dos SANTOS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF – Santa Inês/BA
  • Carlos Magno Augusto SAMPAIO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF– Santa Inês/BA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p103-114

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Formação Docente, Relato de Experiência

Resumen

Trata-se de um relato de experiência vivido por um cuidador educacional, como mediador da inclusão de educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (DTGDAHS) em turmas regulares de ensino médio, em um colégio Estadual na cidade de Santa Inês-BA. A experiência narrada compreende o período de abril de 2018 a agosto de 2018. Utilizou-se um diário de campo como estratégia metodológica, o qual tem como função descrever as dificuldades encontradas na inclusão dos educandos/alunos em turmas regulares pelos professores no processo de ensino-aprendizagem e os avanços originários das políticas públicas inclusivas. A experiência mostra que o processo de inclusão educacional vem sendo feito de forma gradativa, a escola vai se adequando fisicamente e pedagogicamente, porém, há um grande deficit na formação docente por falta de formação continuada, e, de outro lado, falta de atendimento educacional especializado ao discente que o impossibilita alcançar um ensino de qualidade.

 

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Carlos André Santos BARRETO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF – Santa Inês/BA

    Graduado em Ciências Biológicas e pós-graduando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. 

  • Cátia Cilene FARAGO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano -IF, campus Santa Inês/BA

    Doutora em Sociologia. Docente da disciplina de Filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano -IF, campus Santa Inês/BA

  • Tainy Caldas dos SANTOS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF – Santa Inês/BA

    Licencianda em Geografia. 

  • Carlos Magno Augusto SAMPAIO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF– Santa Inês/BA

    Mestre em Educação. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF– Santa Inês/BA

Referencias

ALVES, F. C. Diário – um contributo para o desenvolvimento profissional dos professores e estudo dos seus dilemas, 2001. Instituto politécnico de Viseu. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/578/1/Di%c3%a1rio.pdf. Acesso em 10/08/2022.

BRASIL. Decreto Nº. 10.502, DE 30 DE SETEMBRO DE 2020, que institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, inclusiva e com Aprendizado ao longo da vida. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-de-2020-280529948. Acessado em 10 de agosto de 2022.

BRASIL. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acessado em: 13 de setembro de 2018.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br. Dez.2014. PDF. Acessado em: 13 de setembro de 2018.

FREIRE, P. Não há docência sem discência. In: Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Pgs. 12-28.

JÚNIOR, L.; MARTINS, M. C. As primeiras ações e organizações voltadas para as pessoas com deficiência. In:______. História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010. p. 19-20. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/21097_arquivo.pdf. Acesso em 01 de agosto de 2018.

MONTOAN, M. T. E.; PIETRO, R. G. Inclusão Escolar: pontos e contra pontos. 3ed. São Paulo: Summus, 2006.

MONTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: O que? Por que? Como fazer? 1 ed. São Paulo: moderna, 2003.

NETO, A. O. S. et al. Educação Inclusiva: Uma escola para todos. Revista Educação Especial, Santa Maria, V.31, n. 60, jan./mar. 2018, p.81-92. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial Acesso em: 01 de Agosto de 2018.

NUNES, S. S.; SAIA, A. L. T.; TAVARES, R. E. Educação Inclusiva: Entre a História, os Preconceitos, a Escola e a Família. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2015, v. 35, n. 4 [Acessado 18 Agosto 2022] , p. 1106-1119. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-3703001312014>. Epub Oct-Dec 2015. ISSN 1982-3703. https://doi.org/10.1590/1982-3703001312014. Acessado em: 01 de Agosto de 2018.

PLATÃO. A República. 7. ed. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993. Disponível em: https://marcosfabionuva.files.wordpress.com/2011/08/a-repc3bablica-platc3a3o-fcg-5c2aa-ed-1987.pdf. Acessado em: 13 de Setembro de 2018.

REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M. Escolarização dos alunos da educação especial na política de educação inclusiva no Brasil .Inc.Soc., Brasília, v. 11, n. 1, jul./dez, p.?. 2017.Disponível em: revista.ibict.br/inclusao/article/download/4079/3591. Acessado em: 20 de Julho de 2018.

Publicado

2022-10-11

Cómo citar

SANTOS BARRETO, Carlos André; FARAGO, Cátia Cilene; DOS SANTOS, Tainy Caldas; SAMPAIO, Carlos Magno Augusto. As dificuldades enfrentadas na docência com educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (DTGD AHS): relato de experiência no colégio ACM em Santa Inês/BA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 9, n. 1, p. 103–114, 2022. DOI: 10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p103-114. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/9332.. Acesso em: 21 nov. 2024.