As dificuldades enfrentadas na docência com educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (DTGD AHS)

relato de experiência no colégio ACM em Santa Inês/BA

Autores

  • Carlos André Santos BARRETO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF – Santa Inês/BA
  • Cátia Cilene FARAGO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano -IF, campus Santa Inês/BA
  • Tainy Caldas dos SANTOS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF – Santa Inês/BA
  • Carlos Magno Augusto SAMPAIO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF– Santa Inês/BA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p103-114

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Formação Docente, Relato de Experiência

Resumo

Trata-se de um relato de experiência vivido por um cuidador educacional, como mediador da inclusão de educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (DTGDAHS) em turmas regulares de ensino médio, em um colégio Estadual na cidade de Santa Inês-BA. A experiência narrada compreende o período de abril de 2018 a agosto de 2018. Utilizou-se um diário de campo como estratégia metodológica, o qual tem como função descrever as dificuldades encontradas na inclusão dos educandos/alunos em turmas regulares pelos professores no processo de ensino-aprendizagem e os avanços originários das políticas públicas inclusivas. A experiência mostra que o processo de inclusão educacional vem sendo feito de forma gradativa, a escola vai se adequando fisicamente e pedagogicamente, porém, há um grande deficit na formação docente por falta de formação continuada, e, de outro lado, falta de atendimento educacional especializado ao discente que o impossibilita alcançar um ensino de qualidade.

 

 

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Biografia do Autor

Carlos André Santos BARRETO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF – Santa Inês/BA

Graduado em Ciências Biológicas e pós-graduando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. 

Cátia Cilene FARAGO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano -IF, campus Santa Inês/BA

Doutora em Sociologia. Docente da disciplina de Filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano -IF, campus Santa Inês/BA

Tainy Caldas dos SANTOS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF – Santa Inês/BA

Licencianda em Geografia. 

Carlos Magno Augusto SAMPAIO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF– Santa Inês/BA

Mestre em Educação. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF– Santa Inês/BA

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Publicado

2022-10-11

Como Citar

Santos BARRETO, C. A., FARAGO, C. C., dos SANTOS, T. C., & SAMPAIO, C. M. A. (2022). As dificuldades enfrentadas na docência com educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (DTGD AHS): relato de experiência no colégio ACM em Santa Inês/BA. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 9(1), 103–114. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p103-114

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo