SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5761Resumen
Este artigo teve como objetivo apresentar uma análise relexiva a respeito das implicações dos resultados de uma pesquisa que elencou os saberes necessários ao professor para o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). O estudo partiu dos seguintes questionamentos: Quais desses saberes são essenciais ao professor? Para que tipode professor? Para qual escola? Para quais alunos? Quais recomendações são exequíveis pelo professor no cotidiano escolar e como efetivá-las? Em que tipo de formação: Inicial? Continuada? Em serviço? A análise dos saberes foi organizada em cinco temas: dimensão conceitual, dimensão procedimental, dimensão atitudinal, dimensão contextual e características pessoais do professor. Identiicamos que na formação inicial é fundamental a possibilidade do aluno realizar estagio para que possa desenvolver os saberes atitudinais e procedimentais, visto que nas disciplinas de natureza teórica privilegia-se a dimensão conceitual. Em relação à formação continuada e em serviço do professor discutimos a necessidade de se trabalhar as necessidades de formação que o professor vivencia, sobretudo, na busca de reletir sobre sua prática e aliar os conhecimentos teóricos a elas. Por im, consideramos que os saberes analisados podem ser tomados como indicadores em todos os espaços de formação do professor e são importantes para qualquer bom professor.
Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-01-25
Número
Sección
Artigos
Licencia
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1
Cómo citar
NOZI, Gislaine Semcovici; VITALIANO, Celia Regina. SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 2, n. 02, 2016. DOI: 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5761. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5761.. Acesso em: 22 nov. 2024.