JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE REGULAR DE ENSINO EM UM MUNICÍPIO DE MATO GROSSO DO SUL

Autores/as

  • Charyze de Holanda Vieira MELO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS https://orcid.org/0009-0000-5436-8853
  • Mônica de Carvalho Magalhães KASSAR Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p79-92

Palabras clave:

Educação Especial, Judicialização, Inclusão

Resumen

A literatura especializada registra o crescimento de processos de Judicialização no campo da educação. Diante desse panorama, este artigo relata uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar a Judicialização da Educação Especial em um município no interior do estado de Mato Grosso do Sul, a partir da aplicabilidade dos direitos dos alunos para sua inclusão regular de ensino. A pesquisa tem caráter analítico e explicativo e foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Foram analisadas as decisões judiciais prolatadas no município, no período de 2009 a 2020. Verificou-se, que apesar da existência de várias decisões judiciais dentro do recorte temporal, foram constados apenas três casos de solicitação de intervenção do Poder Judiciário. Observou-se que, pelos argumentos judiciais, o que de fato importou para a intervenção ou não do Poder Judiciário foi a verificação de acesso ao atendimento educacional especializado da criança, independentemente se estava na rede pública ou privada. Concluiu-se que, no período investigado, houve baixo índice de Judicialização sobre a inclusão do Público-Alvo da Educação Especial e que o oferecimento institucional de alguma forma de atendimento educacional especializado foi reconhecido, pela justiça, como serviço prestado.

Biografía del autor/a

  • Charyze de Holanda Vieira MELO, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2021). Graduada em Bacharelado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2006). Advogada inscrita na OAB/PI n 6249 e inscrição suplementar solicitada na OAB/MA. Pós-Graduada em Direito Civil e Processo Civil (2010), em Direito Eleitoral (2018), em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (2020), em Educação Especial (2020) e em Direito Previdenciário (2022). Graduanda em Letras Português (2022). Atuou na Docência do Ensino Superior como Professora Colaboradora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2017), nas disciplinas Direito do Trabalho, Direito Tributário, Direito Empresarial, Consumidor e Propriedade Industrial, e como Professora Celetista do Curso de Direito na Faculdade Salesiana de Santa Teresa - FSST, em Corumbá-MS (2018-2021), nas disciplinas Direito e Processo do Trabalho, Direito Tributário, Direito Previdenciário e Direito Civil.

  • Mônica de Carvalho Magalhães KASSAR, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Realizou estágios de pós-doutorado na Universidad de Alcalá (2005), na Universidade Estadual de Campinas (2011) e na Universidade de Lisboa (2017 a 2018). É professora Titular pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Pesquisadora Sênior Voluntária da mesma universidade, onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação - Educação Social, no Campus do Pantanal. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE (2021-2023).

Referencias

AGRELOS, C. da S. T.; CARVALHO, C. da C.; NOZU, W. C. S. Direito Humano à Inclusão Escolar: da previsão à judicialização. In: NOZU, W. C. S.; PREUSSLER, G. de S. Educação, Direitos Humanos e Inclusão. Curitiba, 2021. p. 207-219. Disponível em: https://www.pge.ms.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/artigo_cristiane_carvalho_ebook.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

AMARAL, C. T.; BERNARDES, M. F. R. Judicialização da educação inclusiva: uma análise no contexto do estado de Goiás. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 11, n. 25, p. 173-188 abr./jun. 2018. DOI 0.20952/revtee.v11i25.6875. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6875/pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

BARBOSA, A. C. P. da S. Judicialização da Educação Especial: Implicações para a garantia do direito à educação na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (2015-2020). Campo Grande, 2022. 155 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2022. Disponível em: https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/1040280-ana-claudia-pitanga.pdf. Acesso em: 14 maio 2023.

BARROS, S. L. Direito à educação da pessoa com deficiência: ações judiciais em uma comarca do estado de São Paulo (2015- 2020). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/17656/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20SISTEMA%20PROGRAMA.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 jul. 2023.

BARROSO, L. R. Judicialização, Ativismo Judicial e Legitimidade Democrática. [Syn]Thesis, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 23-32, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/synthesis/article/view/7433. Acesso em: 16 jun. 2023.

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.trt02.gov.br/geral/tribunal2/legis/cf88. Acesso em: 22 set. 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Glossário da educação especial: Censo Escolar 2022. Brasília, DF: Inep, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001. Disponível em: http://portal.mec.br/seesp/arquivo/pdf/diretrizes.pdf. Acesso em: 22 set. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

BRASIL. Ministério Público Federal. O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular. Publicação do Ministério Público Federal. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6726-marcos-politicos-legais&Itemid=30192. Acesso em: 08 dez. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.146/2015, de 06 de julho de 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 21 jul. 2023.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Disponível em: http://www.stj.jus.br/sites/portalp/Inicio. Acesso em: 12 jan. 2021.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Disponível em: http://portal.stf.jus.br/. Acesso em: 12 jan. 2021.

CAMARGO, F. P.; CARVALHO, C. P. O Direito à Educação de Alunos com Deficiência: a Gestão da Política de Educação Inclusiva em Escolas Municipais Segundo os Agentes Implementadores. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 25, n. 4, out./dez. 2019. DOI 10.1590/s1413-65382519000400006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/XRCWL7VZfdx9LvWK4CVQKnN/?lang=pt. Acesso em: 20 maio 2023.

COIMBRA NETO, J. P. Discurso jurídico da educação especial: decisões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1068. Acesso em: 4 jun. 2023.

CORUMBÁ. Instrução normativa/SEMED Nº 001 de 22 de dezembro de 2017. Disponível em: https://do.corumba.ms.gov.br/legislacao/corumba/detalhes/1963. Acesso em: 21 jul. 2023.

COSTA, J. D. V.; VILARONGA, C. A. R. Papéis dos profissionais de apoio escolar na educação infantil em um município do Pará. Zero-a-seis, v. 24, p. 769-793, 2022. DOI 10.5007/1518-2924.2022.e83574. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/83574. Acesso em: 20 jun. 2023.

CURY, C. R. J.; FERREIRA, L. A. M. A Judicialização da Educação. Revista CEJ, Brasília, Ano XIII, n. 45, p. 32-45, abr./jun. 2009. Disponível em: https://revistacej.cjf.jus.br/cej/index.php/revcej/article/view/1097. Acesso em: 17 abr. 2023.

FARIAS, S. G. Política pública de educação especial no Estado de Santa Catarina: análise da regulação e do processo de judicialização com ênfase na questão do segundo professor de turma. 2022. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós-Graduação em Direito, Criciúma, 2022.

GARCIA, R. M. C. Políticas inclusivas na educação: do global ao local. In: BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M; JESUS, D. M. (org.). Educação Especial: diálogo e pluralidade. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 13-25.

GRACIANO, M. G.; MARINHO, C.; FERNANDES, F. As demandas judiciais por educação na cidade de São Paulo. In: HADDAD, S.; GRACIANO, M. (org.). A educação entre os direitos humanos. Campinas; São Paulo: Autores Associados; Ação Educativa, 2006.

JOAQUIM, N. Direito educacional brasileiro. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009.

KASSAR, M. C. M.; REBELO, A. S.; RONDOM, M. M.; ROCHA FILHO, J. F. Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em um Município de Mato Grosso do Sul. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campo Grande (MS), Brasil. Cad. CEDES, Campinas, v. 38 n. 106, set./dez. 2018. DOI 10.1590/CC0101-32622018199077. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/sH5np9zh5h8ZNw3XvnDdfCw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 maio 2023.

LIMA, A. D.; SORATTO, F. P.; QUEIROZ, R. B. A judicialização da Educação no Brasil: garantias constitucionais. An. Sciencult., Paranaíba, v. 4, n. 01- p. 5-14, 2012. Disponível em: https://intranet.mprj.mp.br/documents/10227/14586286/A_judicializacao_educa%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil_garantias_constitucionais.pdf. Acesso em: 18 jun. 2023.

LOMBARDI, J. C. Judicialização da Educação: interferência judicial aprofunda desigualdade no acesso em creche por quem mais precisa dele. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 57, p. 388-397, jun. 2014. DOI 10.20396/rho.v14i57.8640423. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640423. Acesso em: 20 maio 2023.

LOPES, J. R. de L. Direitos sociais: teoria e prática. São Paulo: Método, 2006.

MACEDO, I. F. N. Judicialização da Educação Infantil: uma análise da dinâmica do fenômeno no município de Curitiba. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/57715. Acesso em: 21 jul. 2023.

MACHADO JÚNIOR, C. P. da S. O direito à educação na realidade brasileira. São Paulo: LTr, 2003.

MACHADO, E. A Jurisprudência educacional do Supremo Tribunal Federal, na vigência da Constituição de 1988 da República Federativa do Brasil. 2003. 122 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

MADRUGA, S. Pessoas com deficiência e direitos humanos: ótica da diferença e ações afirmativas. 3. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

MAITO, M. C. A Judicialização do Direito à Educação – O Olhar do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2017. Disponível em: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1216. Acesso em: 9 maio 2023.

OLIVEIRA, D. L. O processo de judicialização escolar no estado de goiás: o esvaziamento da autoridade do professor. Revista Educativa-Revista de Educação, v. 21, n. 1, p. 137-158, 2018. DOI 10.18224/educ.v21i1.7186. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7186. Acesso em: 9 maio 2023.

PANNUNZIO, E. O Poder Judiciário e o Direito à Educação. In: RANIERI, N. B. S. (Coord.); RIGHETTI, S. Direito à educação: aspectos constitucionais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

PINTO, D. B. B.; CINTRA, R. S. (org.). Direito e Educação: reflexões críticas para uma perspectiva interdisciplinar. São Paulo: Saraiva, 2013.

PIOVESAN, F. Justiciabilidade dos direitos sociais e econômicos: desafios e perspectivas. In: SILVA, R. B. D. da (coord.). Direito Constitucional. São Paulo: Método, 2007.

PIOVEZAN, C. C. B. Requisitos para contratação de profissionais de apoio escolar nos sistemas estaduais de educação. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16501. Acesso em: 21 jul. 2023.

PIRES, D. B. S. Judicialização da Educação no Brasil: Tendências da Produção do Conhecimento e Perspectivas para a Exequibilidade do Direito (2000-2010). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017. Disponível em: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/569. Acesso em: 21 jul. 2023.

POLONI, M. J. Creche: do direito à educação à judicialização da vaga. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2017. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1706. Acesso em: 21 jul. 2023.

RANIERI, N. B. S. Os Estados e o direito à educação na Constituição de 1988: comentários acerca da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. In: RANIERI, N. B. S. (coord.); RIGHETTI, S. Direito à educação: aspectos constitucionais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

SCAFF, E. A. S; PINTO, I. R. R. O Supremo Tribunal Federal e a garantia do direito à educação. Revista Brasileira de Educação, v. 21 n. 65, pp. 431-454, abr. jun. 2016. DOI 10.1590/S1413-24782016216523. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ySYRxCRBTsNz7CKKF97JSnn/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2023.

SILVEIRA, A. D. A busca pela efetividade do direito à educação: análise de atuação de uma Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do interior paulista. Educar em Revista, n. 2, p. 233-250, 2010. DOI 10.1590/S0104-40602010000500014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/JhjBkg7Pt7PGKCvSvrSQjhz/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 maio 2023.

SILVEIRA, A. A. D. Judicialização da educação para a efetivação do direito à educação básica. Jornal de Políticas Educacionais, n. 9, p. 3-40, jan./jun. 2011. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/25173. Acesso em: 20 maio 2023.

THOMA, A. S.; HILLESHEIM, B.; SIQUEIRA, C. F. C. A Judicialização da Inclusão: o Governo pela Lei. Cad. Cedes, Campinas, v. 41, n. 114, p. 87-98, maio 2021. DOI 10.1590/CC223564. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/thNZWXJmWjTjfQBj4bZKxGh/. Acesso em: 17 maio 2023.

Publicado

2023-11-24

Número

Sección

Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial