JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE REGULAR DE ENSINO EM UM MUNICÍPIO DE MATO GROSSO DO SUL

Authors

  • Charyze de Holanda Vieira MELO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS https://orcid.org/0009-0000-5436-8853
  • Mônica de Carvalho Magalhães KASSAR Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p79-92

Keywords:

Special education, Judicialization, Inclusion

Abstract

The specialized literature records the growth of judicialization processes in the field of education. Given this panorama, this article reports a research whose objective was to investigate the judicialization of Special Education in a municipality at the State of Mato Grosso do Sul, based on the applicability of students' rights for their regular inclusion in education. The research has an analytical and explanatory character and was carried out through bibliographical and documentary research. Judicial decisions handed down in the municipality from 2009 to 2020 were analyzed. It was found that, despite the existence of several judicial decisions within the time frame, only three cases of request for intervention by the Judiciary Power were recorded. It was observed that, based on legal arguments, what really mattered for the intervention or not of the Judiciary was the verification of access to specialized educational assistance for the child, regardless of whether it was in the public or private network. It was concluded that, in the investigated period, there was a low level of judicialization regarding the inclusion of the Special Education Target Public and that the institutional offer of some form of specialized educational assistance was recognized, by the courts, as a service provided.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Charyze de Holanda Vieira MELO, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2021). Graduada em Bacharelado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2006). Advogada inscrita na OAB/PI n 6249 e inscrição suplementar solicitada na OAB/MA. Pós-Graduada em Direito Civil e Processo Civil (2010), em Direito Eleitoral (2018), em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (2020), em Educação Especial (2020) e em Direito Previdenciário (2022). Graduanda em Letras Português (2022). Atuou na Docência do Ensino Superior como Professora Colaboradora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2017), nas disciplinas Direito do Trabalho, Direito Tributário, Direito Empresarial, Consumidor e Propriedade Industrial, e como Professora Celetista do Curso de Direito na Faculdade Salesiana de Santa Teresa - FSST, em Corumbá-MS (2018-2021), nas disciplinas Direito e Processo do Trabalho, Direito Tributário, Direito Previdenciário e Direito Civil.

  • Mônica de Carvalho Magalhães KASSAR, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Realizou estágios de pós-doutorado na Universidad de Alcalá (2005), na Universidade Estadual de Campinas (2011) e na Universidade de Lisboa (2017 a 2018). É professora Titular pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Pesquisadora Sênior Voluntária da mesma universidade, onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação - Educação Social, no Campus do Pantanal. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE (2021-2023).

References

AGRELOS, C. da S. T.; CARVALHO, C. da C.; NOZU, W. C. S. Direito Humano à Inclusão Escolar: da previsão à judicialização. In: NOZU, W. C. S.; PREUSSLER, G. de S. Educação, Direitos Humanos e Inclusão. Curitiba, 2021. p. 207-219. Disponível em: https://www.pge.ms.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/artigo_cristiane_carvalho_ebook.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

AMARAL, C. T.; BERNARDES, M. F. R. Judicialização da educação inclusiva: uma análise no contexto do estado de Goiás. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 11, n. 25, p. 173-188 abr./jun. 2018. DOI 0.20952/revtee.v11i25.6875. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6875/pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

BARBOSA, A. C. P. da S. Judicialização da Educação Especial: Implicações para a garantia do direito à educação na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (2015-2020). Campo Grande, 2022. 155 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2022. Disponível em: https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/1040280-ana-claudia-pitanga.pdf. Acesso em: 14 maio 2023.

BARROS, S. L. Direito à educação da pessoa com deficiência: ações judiciais em uma comarca do estado de São Paulo (2015- 2020). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/17656/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20SISTEMA%20PROGRAMA.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 jul. 2023.

BARROSO, L. R. Judicialização, Ativismo Judicial e Legitimidade Democrática. [Syn]Thesis, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 23-32, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/synthesis/article/view/7433. Acesso em: 16 jun. 2023.

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.trt02.gov.br/geral/tribunal2/legis/cf88. Acesso em: 22 set. 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Glossário da educação especial: Censo Escolar 2022. Brasília, DF: Inep, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001. Disponível em: http://portal.mec.br/seesp/arquivo/pdf/diretrizes.pdf. Acesso em: 22 set. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

BRASIL. Ministério Público Federal. O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular. Publicação do Ministério Público Federal. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6726-marcos-politicos-legais&Itemid=30192. Acesso em: 08 dez. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.146/2015, de 06 de julho de 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 21 jul. 2023.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Disponível em: http://www.stj.jus.br/sites/portalp/Inicio. Acesso em: 12 jan. 2021.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Disponível em: http://portal.stf.jus.br/. Acesso em: 12 jan. 2021.

CAMARGO, F. P.; CARVALHO, C. P. O Direito à Educação de Alunos com Deficiência: a Gestão da Política de Educação Inclusiva em Escolas Municipais Segundo os Agentes Implementadores. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 25, n. 4, out./dez. 2019. DOI 10.1590/s1413-65382519000400006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/XRCWL7VZfdx9LvWK4CVQKnN/?lang=pt. Acesso em: 20 maio 2023.

COIMBRA NETO, J. P. Discurso jurídico da educação especial: decisões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1068. Acesso em: 4 jun. 2023.

CORUMBÁ. Instrução normativa/SEMED Nº 001 de 22 de dezembro de 2017. Disponível em: https://do.corumba.ms.gov.br/legislacao/corumba/detalhes/1963. Acesso em: 21 jul. 2023.

COSTA, J. D. V.; VILARONGA, C. A. R. Papéis dos profissionais de apoio escolar na educação infantil em um município do Pará. Zero-a-seis, v. 24, p. 769-793, 2022. DOI 10.5007/1518-2924.2022.e83574. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/83574. Acesso em: 20 jun. 2023.

CURY, C. R. J.; FERREIRA, L. A. M. A Judicialização da Educação. Revista CEJ, Brasília, Ano XIII, n. 45, p. 32-45, abr./jun. 2009. Disponível em: https://revistacej.cjf.jus.br/cej/index.php/revcej/article/view/1097. Acesso em: 17 abr. 2023.

FARIAS, S. G. Política pública de educação especial no Estado de Santa Catarina: análise da regulação e do processo de judicialização com ênfase na questão do segundo professor de turma. 2022. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós-Graduação em Direito, Criciúma, 2022.

GARCIA, R. M. C. Políticas inclusivas na educação: do global ao local. In: BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M; JESUS, D. M. (org.). Educação Especial: diálogo e pluralidade. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 13-25.

GRACIANO, M. G.; MARINHO, C.; FERNANDES, F. As demandas judiciais por educação na cidade de São Paulo. In: HADDAD, S.; GRACIANO, M. (org.). A educação entre os direitos humanos. Campinas; São Paulo: Autores Associados; Ação Educativa, 2006.

JOAQUIM, N. Direito educacional brasileiro. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009.

KASSAR, M. C. M.; REBELO, A. S.; RONDOM, M. M.; ROCHA FILHO, J. F. Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em um Município de Mato Grosso do Sul. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campo Grande (MS), Brasil. Cad. CEDES, Campinas, v. 38 n. 106, set./dez. 2018. DOI 10.1590/CC0101-32622018199077. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/sH5np9zh5h8ZNw3XvnDdfCw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 maio 2023.

LIMA, A. D.; SORATTO, F. P.; QUEIROZ, R. B. A judicialização da Educação no Brasil: garantias constitucionais. An. Sciencult., Paranaíba, v. 4, n. 01- p. 5-14, 2012. Disponível em: https://intranet.mprj.mp.br/documents/10227/14586286/A_judicializacao_educa%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil_garantias_constitucionais.pdf. Acesso em: 18 jun. 2023.

LOMBARDI, J. C. Judicialização da Educação: interferência judicial aprofunda desigualdade no acesso em creche por quem mais precisa dele. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 57, p. 388-397, jun. 2014. DOI 10.20396/rho.v14i57.8640423. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640423. Acesso em: 20 maio 2023.

LOPES, J. R. de L. Direitos sociais: teoria e prática. São Paulo: Método, 2006.

MACEDO, I. F. N. Judicialização da Educação Infantil: uma análise da dinâmica do fenômeno no município de Curitiba. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/57715. Acesso em: 21 jul. 2023.

MACHADO JÚNIOR, C. P. da S. O direito à educação na realidade brasileira. São Paulo: LTr, 2003.

MACHADO, E. A Jurisprudência educacional do Supremo Tribunal Federal, na vigência da Constituição de 1988 da República Federativa do Brasil. 2003. 122 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

MADRUGA, S. Pessoas com deficiência e direitos humanos: ótica da diferença e ações afirmativas. 3. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

MAITO, M. C. A Judicialização do Direito à Educação – O Olhar do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2017. Disponível em: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1216. Acesso em: 9 maio 2023.

OLIVEIRA, D. L. O processo de judicialização escolar no estado de goiás: o esvaziamento da autoridade do professor. Revista Educativa-Revista de Educação, v. 21, n. 1, p. 137-158, 2018. DOI 10.18224/educ.v21i1.7186. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7186. Acesso em: 9 maio 2023.

PANNUNZIO, E. O Poder Judiciário e o Direito à Educação. In: RANIERI, N. B. S. (Coord.); RIGHETTI, S. Direito à educação: aspectos constitucionais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

PINTO, D. B. B.; CINTRA, R. S. (org.). Direito e Educação: reflexões críticas para uma perspectiva interdisciplinar. São Paulo: Saraiva, 2013.

PIOVESAN, F. Justiciabilidade dos direitos sociais e econômicos: desafios e perspectivas. In: SILVA, R. B. D. da (coord.). Direito Constitucional. São Paulo: Método, 2007.

PIOVEZAN, C. C. B. Requisitos para contratação de profissionais de apoio escolar nos sistemas estaduais de educação. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16501. Acesso em: 21 jul. 2023.

PIRES, D. B. S. Judicialização da Educação no Brasil: Tendências da Produção do Conhecimento e Perspectivas para a Exequibilidade do Direito (2000-2010). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017. Disponível em: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/569. Acesso em: 21 jul. 2023.

POLONI, M. J. Creche: do direito à educação à judicialização da vaga. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2017. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1706. Acesso em: 21 jul. 2023.

RANIERI, N. B. S. Os Estados e o direito à educação na Constituição de 1988: comentários acerca da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. In: RANIERI, N. B. S. (coord.); RIGHETTI, S. Direito à educação: aspectos constitucionais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

SCAFF, E. A. S; PINTO, I. R. R. O Supremo Tribunal Federal e a garantia do direito à educação. Revista Brasileira de Educação, v. 21 n. 65, pp. 431-454, abr. jun. 2016. DOI 10.1590/S1413-24782016216523. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ySYRxCRBTsNz7CKKF97JSnn/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2023.

SILVEIRA, A. D. A busca pela efetividade do direito à educação: análise de atuação de uma Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do interior paulista. Educar em Revista, n. 2, p. 233-250, 2010. DOI 10.1590/S0104-40602010000500014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/JhjBkg7Pt7PGKCvSvrSQjhz/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 maio 2023.

SILVEIRA, A. A. D. Judicialização da educação para a efetivação do direito à educação básica. Jornal de Políticas Educacionais, n. 9, p. 3-40, jan./jun. 2011. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/25173. Acesso em: 20 maio 2023.

THOMA, A. S.; HILLESHEIM, B.; SIQUEIRA, C. F. C. A Judicialização da Inclusão: o Governo pela Lei. Cad. Cedes, Campinas, v. 41, n. 114, p. 87-98, maio 2021. DOI 10.1590/CC223564. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/thNZWXJmWjTjfQBj4bZKxGh/. Acesso em: 17 maio 2023.

Published

2023-11-24

Issue

Section

Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial

How to Cite

DE HOLANDA VIEIRA MELO, Charyze; DE CARVALHO MAGALHÃES KASSAR, Mônica. JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE REGULAR DE ENSINO EM UM MUNICÍPIO DE MATO GROSSO DO SUL. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 10, n. 2, p. 79–92, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p79-92. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14889.. Acesso em: 22 nov. 2024.