“OMNICRÍTICA”
DAS CULTURAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS À PERSPECTIVA OMNILÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p143-158Palabras clave:
inclusão em Educação, Teoria Crítica, Perspectiva OmniléticaResumen
Este estudo teve por centralidade o debate que realizamos no III Simposio Latinoamericano y Caribeño sobre Investigación de la Educación Inclusiva (2022) e objetivou compreender a relação existente sobre o conceito de “Inclusão em Educação”, numa discussão teórico-epistêmica das culturas, políticas e práticas, adotando a “Perspectiva Omnilética” em diálogo com a Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase no pensamento de Theodor Adorno. Face ao exposto, certifica-se a escolha das “lentes” do pensamento adorniano como aporte teórico-metodológico por entender que nos permitem desvelar as questões históricas, sociais, políticas e culturais relacionadas à “Inclusão em Educação”. As discussões permitem a reflexão conceitual e epistemológica sobre os conceitos supracitados, permitindo a produção de novos sentidos e compreensões sobre os fenômenos relacionados ao debate. Os resultados revelam que a luta permanente pela “Inclusão em Educação” tem indubitável relação com as compreensões que são estabelecidas no campo teórico, pois a depender das “lentes” que são utilizadas para análise, determinadas contradições são invisibilizadas.
Descargas
Referencias
ADORNO, Theodor W. Notas Marginais sobre Teoria e Práxis. In Palavras e Sinais. Modelos Críticos 2. Trad. de Maria Helena Ruschel; supervisão de Álvaro Valls. – Petropólis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e emancipação. 2ª ed. revista. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. Index para a inclusão. Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. UFRJ: Lapeade [Tradução de M.P. Santos], 2011.
DICIO, Dicionário Online de Português. Origem da palavra inclusão. Disponível em: https://www.dicio.com.br/inclusao/. Acesso em: 30 de março de 2023.
HORKHEIMER, Max. Filosofia e teoria crítica. São Paulo, Nova Cultural, 1989. (Coleção Os Pensadores)
LUKÁCS, Georg. História da consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MORIN, Edgard. O método II: a vida da vida. 5 ed. Porto alegre: Sulina, 2015a.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5ª Ed. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2015b.
SANTOS, Mônica Pereira dos. Educação inclusiva: redefinindo a educação especial. Ponto de Vista, Florianópolis, n. 3/4, p. 103-118, 2002.
SANTOS, Mônica Pereira dos e SANTIAGO, Mylene Cristina. As múltiplas dimensões do currículo no processo de inclusão e exclusão em educação. In: IV Colóquio Internacional de Polítcas e Práticas Curriculares: diferenças nas políticas de currículo. João Pessoa/PB, 2009.
SANTOS, Mônica Pereira dos. Dialogando sobre inclusão em educação: contando casos (e descasos). Editora CRV: Curitiba, 2013.
SANTOS, Mônica Pereira dos. Inclusão, Direitos humanos e interculturalidade: uma tessitura omnilética. Revista Inovação, Ciência e Tecnologia: desafios e perspectivas na contemporaneidade. Editora Realize – Campina Grande-PB 2015.
SANTOS, Mônica Pereira dos; SENNA, Manoella. Gestão e inclusão em educação à luz da perspectiva omnilética. Educ. em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 3, p. 956-974, set. / dez 2020.
SANTOS. Mônica Pereira dos. Sobre a Omnilética. Reunião do LEPEDI. Transcrição de áudio. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/results?search_query=lepedi. Acesso em: 23 de março de 2023.
SILVA, Manoella Rodrigues Pereira Senna Vasconcelos da. Gestão democrática e inclusão em educação: sentidos e barreiras na visão dos membros dos conselhos escola-comunidade do município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. UFRJ, 2021.
UNESCO. Declaração de Salamanca – Estrutura de Ação em Educação Especial – Conferência Mundial de Educação Especial. Salamanca – Espanha, 1994. Brasília: Corde, 1996.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1