A identificação de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no âmbito escolar
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p27-40Palabras clave:
Altas Habilidades, Superdotação, Formação de professoresResumen
A Organização Mundial de Saúde estima que de 5% a 8% da população apresenta características de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). No entanto, ainda se percebe a invisibilidade deste público nos espaços educacionais. Este artigo refere-se a uma pesquisa qualitativa e bibliográfica realizada a partir dos escritos da Teoria dos três anéis, proposta por Joseph Renzulli, e das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, tendo como problema central da pesquisa a necessidade da sensibilização dos professores a partir de espaços formativos, com o objetivo de esclarecer sobre os indicadores de AH/SD visando a identificação deste público no âmbito escolar. Sabe-se que a partir da identificação de um estudante com AH/SD é necessária a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o enriquecimento curricular previsto na legislação brasileira. Os resultados sinalizam a necessidade em promover espaços de formação que contemplem desde as características cognitivas, emocionais, sociais desses estudantes até a oferta dos atendimentos. A sensibilização e o conhecimento dos professores poderão tirar da invisibilidade estudantes que se sentem deslocados na escola, resgatando possíveis potências para o desenvolvimento humano.
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