A identificação de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no âmbito escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p27-40

Palavras-chave:

Altas Habilidades, Superdotação, Formação de professores

Resumo

A Organização Mundial de Saúde estima que de 5% a 8% da população apresenta características de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). No entanto, ainda se percebe a invisibilidade deste público nos espaços educacionais. Este artigo refere-se a uma pesquisa qualitativa e bibliográfica realizada a partir dos escritos da Teoria dos três anéis, proposta por Joseph Renzulli, e das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, tendo como problema central da pesquisa a necessidade da sensibilização dos professores a partir de espaços formativos, com o objetivo de esclarecer sobre os indicadores de AH/SD visando a identificação deste público no âmbito escolar. Sabe-se que a partir da identificação de um estudante com AH/SD é necessária a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o enriquecimento curricular previsto na legislação brasileira. Os resultados sinalizam a necessidade em promover espaços de formação que contemplem desde as características cognitivas, emocionais, sociais desses estudantes até a oferta dos atendimentos. A sensibilização e o conhecimento dos professores poderão tirar da invisibilidade estudantes que se sentem deslocados na escola, resgatando possíveis potências para o desenvolvimento humano.

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Biografia do Autor

  • Aline Russo da SILVA, Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ RS

    Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Professora do Atendimento Educacional Especializado para Altas Habilidades/Superdotação do Município de Porto Alegre/RS.

  • Renata Vanin da LUZ, Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ RS

    Psicopedagoga. Professora do Atendimento Educacional Especializado para Altas Habilidades/Superdotação do Município de Porto Alegre/RS

  • Tatiane NEGRINI, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

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Publicado

2023-02-23

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades ou superdotação: diferentes perspectivas (inter)nacionais para a identificação, a avaliação e o enriquecimento

Como Citar

RUSSO DA SILVA, Aline; VANIN DA LUZ, Renata; NEGRINI, Tatiane. A identificação de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no âmbito escolar. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 10, n. 1, p. 27–40, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p27-40. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13906.. Acesso em: 26 nov. 2024.