Questões atuais da educação especial
mapeamento de literatura
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p187-202Palabras clave:
Educação Especial, Inclusão, Políticas, Práticas EducativasResumen
O artigo apresenta um levantamento das questões atuais da Educação Especial, que foca a inclusão e o reconhecimento das especificidades dos alunos com deficiência, a fim de desenvolver estratégias para que possam obter êxito nos seus estudos. Nosso levantamento tem como objetivo de descobrir o que está sendo trabalhado para melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência, tendo como base as publicações da Capes e Anped 2016-2020, e utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. A partir da análise, foram agrupados os artigos em três núcleos: Educação Especial e Inclusão, evidenciando a inclusão em todas as modalidades de Ensino e medidas de acesso e permanência dos estudantes. Educação Especial e Políticas, com foco nas políticas norteadoras dos direitos dos deficientes. Educação Especial e Práticas Educativas, que relatam as adaptações curriculares, uso de tecnologias assistivas e trabalho do AEE nos processos de ensino- aprendizagem.
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