Questões atuais da educação especial

mapeamento de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p187-202

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Políticas, Práticas Educativas

Resumo

O artigo apresenta um levantamento das questões atuais da Educação Especial, que foca a inclusão e o reconhecimento das especificidades dos alunos com deficiência, a fim de desenvolver estratégias para que possam obter êxito nos seus estudos. Nosso levantamento tem como objetivo de descobrir o que está sendo trabalhado para melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência, tendo como base as publicações da Capes e Anped 2016-2020, e utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. A partir da análise, foram agrupados os artigos em três núcleos: Educação Especial e Inclusão, evidenciando a inclusão em todas as modalidades de Ensino e medidas de acesso e permanência dos estudantes. Educação Especial e Políticas, com foco nas políticas norteadoras dos direitos dos deficientes. Educação Especial e Práticas Educativas, que relatam as adaptações curriculares, uso de tecnologias assistivas e trabalho do AEE nos processos de ensino- aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

  • Juceli Baldissera FELCKILCKER, Universidade do Oeste de Santa Catariana

    Graduada em Letras e Psicologia. Mestra em Educação, atualmente Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catariana – UNOESC. Trabalha como Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Catarinense – IFC

  • Maria Teresa Ceron TREVISOL, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Pós-doutorado em Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra - Portugal. Doutorado em Psicologia, área de concentração: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo-USP. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação - Stricto Sensu - em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina-Unoesc, Campus de Joaçaba e de Chapecó

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Publicado

2023-02-23

Como Citar

BALDISSERA FELCKILCKER, Juceli; CERON TREVISOL, Maria Teresa. Questões atuais da educação especial: mapeamento de literatura. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 10, n. 1, p. 187–202, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p187-202. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13622.. Acesso em: 13 nov. 2024.