A criança com transtorno do espectro Autista e covid-19: uma revisão sistemática
Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n2.p101-116Palabras clave:
Educação Especial, Transtorno do Espectro Autista, RotinaResumen
Introdução: A notícia do Coronavírus, foi recebida pelo mundo de forma trágica e foi classificada pela Organização Mundial da Saúde como emergência internacional de saúde pública. O cenário da COVID-19 estabeleceu problemas para crianças com TEA e suas famílias, além de todas as dificuldades, houve a necessidade de adaptação e reorganização da rotina. Objetivo: Identificar como é a rotina das crianças com TEA e suas famílias, durante a pandemia. Método: Realizadas pesquisas nas bases de dados Eric, Google Acadêmico, Lilacs, Sage, Scielo e Scopus. Como critérios de inclusão, utilizamos publicações do período de 2019 a 2021, que constassem no assunto, título, resumo ou palavras-chave, todos os descritores: “autismo”, “autista”, “COVID-19”, “pandemia”, “tea”, “família” e “criança”, ou pesquisas na educação em tempos de COVID-19, conectados pelo operador booleano AND escrito em letras maiúsculas. Resultados: a sobrecarga das mães, já que estas são as responsáveis fundamentais em administrar as atividades com a orientação dos profissionais; A criança com TEA necessita de cuidado e de pessoas dando apoio; teve impacto no contexto social e escolar. Conclusão: a COVID-19 trouxe desafios para crianças com TEA e seus responsáveis. Os dados encontrados apontam que por ainda ser um assunto recente, muitos estudos estão por vir, tornando-se escassos textos sobre o tema. É preciso investigar o impacto da pandemia e o isolamento social (através de diversas maneiras junto com as disposições de cada país em relação as crianças com TEA e suas famílias.
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Referencias
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