A criança com transtorno do espectro Autista e covid-19: uma revisão sistemática
Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n2.p101-116Palavras-chave:
Educação Especial, Transtorno do Espectro Autista, RotinaResumo
Introdução: A notícia do Coronavírus, foi recebida pelo mundo de forma trágica e foi classificada pela Organização Mundial da Saúde como emergência internacional de saúde pública. O cenário da COVID-19 estabeleceu problemas para crianças com TEA e suas famílias, além de todas as dificuldades, houve a necessidade de adaptação e reorganização da rotina. Objetivo: Identificar como é a rotina das crianças com TEA e suas famílias, durante a pandemia. Método: Realizadas pesquisas nas bases de dados Eric, Google Acadêmico, Lilacs, Sage, Scielo e Scopus. Como critérios de inclusão, utilizamos publicações do período de 2019 a 2021, que constassem no assunto, título, resumo ou palavras-chave, todos os descritores: “autismo”, “autista”, “COVID-19”, “pandemia”, “tea”, “família” e “criança”, ou pesquisas na educação em tempos de COVID-19, conectados pelo operador booleano AND escrito em letras maiúsculas. Resultados: a sobrecarga das mães, já que estas são as responsáveis fundamentais em administrar as atividades com a orientação dos profissionais; A criança com TEA necessita de cuidado e de pessoas dando apoio; teve impacto no contexto social e escolar. Conclusão: a COVID-19 trouxe desafios para crianças com TEA e seus responsáveis. Os dados encontrados apontam que por ainda ser um assunto recente, muitos estudos estão por vir, tornando-se escassos textos sobre o tema. É preciso investigar o impacto da pandemia e o isolamento social (através de diversas maneiras junto com as disposições de cada país em relação as crianças com TEA e suas famílias.
Downloads
Referências
ALMEIDA, I. M. G; SILVA JÚNIOR, A. A. da . The biopsychosocial impacts suffered by the child population during the COVID-19 pandemic . Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e54210212286, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i2.12286. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12286. Acesso em: 30 set. 2021.
AMORIM, R; SARA,C; PEDRO, M; CRISTINA F. C; VICTOR V. V.; MICAELA G. Impacto de la COVID-19 em ninõs com transtorno del espectro autista. Rev. Neurol. outubro.2020. DOI: https://doi.org/10.33588/rn.7108.2020381. Disponível em https://www.neurologia.com/articulo/2020381. Acesso em: 30 set. 2021.
American Psychiatric Association (APA). Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 5th ed. Washington (DC): American Psychiatric Association; 2013.
ATALLAH, A.N; CASTRO, A. A. Revisão Sistemática e Metanálises, em: Evidências para melhores decisões clínicas. Elaboração e Apresentação
de Comunicação Científica. São Paulo: Lemos Editorial, 2001-2015, p.1-11.
BARBOSA, A. M; FIGUEIREDO,A.V.de; VIEGAS,M.A.S.; BATISTA,R.L.N.F.F. Os Impactos da Pandemia Covid-19 na vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Rev. da Seção Judiciária do Rio de Janeiro., v.24, n. 48. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.30749/2177-8337.v24n48p91-105. Disponível em http://revistaauditorium.jfrj.jus.br/index.php/revistasjrj/article/view/357. Acesso em: 30 set. 2021.
BELLIDO, P.J. Guía didáctica para personas con TEA como respuesta a las necesidades educativas devenidas por el confinamiento del Covid19. 2020. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidad Complutense de Madrid. 2020.
BRITO, A. R.; ALMEIDA, R. S.; CREZEL, G.; ALVES, A. S. M.; LIMA, R. C.; ABRANCHES, C. Dunshee de. Autismo e os novos desafios impostos pela pandemia da COVID-19. Rev. da Sociedade Brasileira de Pediatria, Grupo de Trabalho de Saúde Mental. Rio de Janeiro. 2020.
DIAS, A. A.; SANTOS, I. S.; ABREU, A. R. P. d. Crianças com transtorno do espectro autista em tempos de pandemia: Contextos de inclusão/exclusão na educação infantil. Zero-a-seis.,Florianópolis, v.23 (Especial). p. 101-124. jan. 2021. DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79005. Acesso em: 30 set. 2021.
EBRAHIMI, O.V; HOFFART, A; JOHNSON, S.U. Physical distancing and mental health during the COVID-19 pandemic: Factors associated with psychological symptoms and adherence to pandemic mitigation strategies. Clin Psychol Sci. v.9, n.3, p. 489-506, mar- 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/2167702621994545. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/2167702621994545. Acesso em: 30 set. 2021.
FERNANDES, A. D.S.A.; SPERANZA, M.; MAZAK, M. S.R; GASPARINI, D. A., e BARBOZA, C. M. F. (2021). Desafios cotidianos e possibilidades de cuidado com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frente à COVID-19. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional,São Carlos, v. 29, p. 1-12, dez. 2121. DOI: https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR2121. Disponível em: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2805. Acesso em: 30 dez.2021
FERNANDES, A. D. S. A; MATSUKURA, T. S; Lussi, I. A. O; FERIGATO, S. H; e Morato, G. G. (2020). Reflexões sobre a atenção psicossocial no campo da saúde mental infantojuvenil. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 28, n.2, p.725-740, abr-jun.2020. DOI: https://doi.org/10.4322/2526.8910. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/PrkFtFhmLgTR9pLj8y4QNsk/?lang=pt. Acesso em: 30 set.2021.
FERNANDES, D.S.A.; SPERANZA, M.; GASPARINI, D.; MAZAK, M.S.R.; VITOLA, B. B.; SOUZA, T. Intervenções informacionais como apoio às famílias de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) durante a pandemia da Covid-19: Rev. Geminis, São Carlos, v. 11, n. 3, p. 70-86, set-dez. 2020. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/562/396. Acesso em: 30 set.2021.
FREITAS, M. C. de. et al. Impactos da Pandemia do COVID-19 em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: Uma Revisão Integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p.1-11. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13664 . Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13664. Acesso em: 30 set.2021.
IN, Y. et al. Virology, Epidemiology, Pathogenesis, and Control of COVID-19. Viruses, v.12, n. 4. 2020. DOI: 10.3390/v12040372. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7232198/. Acesso em: 30 set.2021.
LIBARDI, A. L. P; ROMEIRO, A. C. de O. E; TALARICO, M. V. T.da S. Uso de máscara na intervenção em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da pandemia (COVID-19). Revista Brasileira de Análise do Comportamento, Guamá, v. 16, n. 2, maio 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v16i2.10545. Disponível em:
https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/rebac/article/view/10545. Acesso em: 30 set. 2021.
MEERPOHL, J.J; HERRLE, F; ANTES, G; VON, E. E. Scientific value of systematic reviews: survey of editors of core clinical journals. Plos One. v.7, n. 5. Maio 2012. DOI: 10.1371/annotation/b9a9cb87-3d96-47e4-a073-a7e97a19f47c. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3341385/. Acesso em: 30 set. 2021.
OLIVEIRA, A. de; SILVEIRAI. G; MORTEI. S. B; CHAGAS. J. M. de A; MARTINS J.T; GONÇALVES, M. A. C., PEREIRA, M. L. P. de C., SANTOS, P. S. dos.; BORTOLi,T. S.; CORRÊA, M. I. (2021). Impactos da pandemia do COVID-19 no desenvolvimento de crianças com o transtorno do espectro autista. Revista Eletrônica Acervo Científico, v. 27. Junho 2021. DOI: https://doi.org/10.25248/reac.e7728.2021. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/cientifico/article/view/7728/4894. Acesso em: 30 set. 2021.
PEREIRA, M. G. e GALVÃO, T. F. Etapas de busca e seleção de artigos em revisões sistemáticas da literatura. Epidemiol. Serv. Saúde, vol.23, n.2, pp. 369-371, abr-jun.2014. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742014000200019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/JsrzXSjNydMpnBtCg4jNcJQ/?lang=pt. Acesso em: 30 set. 2021.
REDIG, A. G; CARVALHO, M.; AQUINO, A.C. A exclusão e seus desdobramentos oriundo de uma pandemia: reflexões a partir do movimento por uma escola inclusiva para estudantes com deficiência. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, V. 6, n. Especial, p. 139 – 156, jun-out. 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51349. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/51349/35493. Acesso em: 30 set. 2021.
RODRIGUES, C; DANY, I; CORDERO, A. Repercusión psicológica en niños con Trastorno del espectro autista durante el confinamiento por COVID-19. Multimed, Granma, v. 24, n. 3, p. 690-707, jun. 2020 . Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1028-
&lng=es&nrm=isso. Acesso em: 30 set. 2021.
RUEDA, C.S; PÉREZ, M.C; BLÁZQUEZ, L.F; e SARRIONANDIA, G.E. El proceso de confinamiento por la Covid-19 del alumnado con trastornos del espectro autista escolarizado en centros ordinarios: un análisis cualitativo del impacto sobre ellos, sus necesidades futuras y las de sus familias. Siglo Cero Revista Española Sobre Discapacidad Intelectual, Salamanca, v. 52, n. extraordinário, p. 141–161. 2021. DOI: https://doi.org/10.14201/scero202152e141161. Disponível em: https://revistas.usal.es/index.php/0210-1696/article/view/scero202152e141161. Acesso em: 21 jun. 2021.
SENA, I. P. de F; MORAIS, T. C. de A. (Orgs.). Durante a pandemia: um saldo parcial de nós mesmos. Família, escola e especialistas: relações e possibilidades no desenvolvimento da pessoa autista. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021, p.129 - 135. [recurso eletrônico] DOI: 10.22350/9786559172115. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1VxFVdtdbgMnhUNS5hZrHpN93E8TUwmhQ/view. Acesso em: 21 jun. 2021.
SOUSA, Q.H. L; SOUSA, T. OLIVEIRA, V; LIMA, L. R. de. Desafios da pandemia da covid-19 para crianças e adolescentes autistas: uma revisão de literatura. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), [S.l.], v. 7, nov. 2020. ISSN 2446-6042. Disponível em:
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/eedic/article/ view/4181/3661. Acesso em: 30 Set. 2021.
SIMÓN R, C; CAÑADAS P, M; FERNÁNDEZ B, M. L; e ECHEITA S, G. (2021). El proceso de confinamiento por la Covid-19 del alumnado con trastornos del espectro autista escolarizado en centros ordinarios: un análisis cualitativo del impacto sobre ellos, sus necesidades futuras y las de sus familias. Siglo Cero Rev. Española sobre Discapacidad Intelectual, v. 1, p.141–161. 2021. DOI: https://doi.org/10.14201/scero202152e141161. Disponível em: https://revistas.usal.es/index.php/0210-1696/article/view/scero202152e141161. Acesso em: 21 jun. 2021.
STERLING, Y. D; e VALDÉS, I. C. (2020). Educación y entorno familiar de las personas con trastorno del espectro de autismo ante la COVID-19. Revista Científica Ciencia Y Tecnología, Guayaquil, v. 20, n. 27. 2020. DOI: https://doi.org/10.47189/rcct.v20i27.387. Disponível em: http://cienciaytecnologia.uteg.edu.ec/revista/index.php/cienciaytecnologia/article/view/387. Acesso em: 21 jun. 2021.
VALDEZ, D; MONTIEL N. C; SILVESTRE P. C; RATTAZZI, A; ROSOLI, A; BARRIOS, N; CUKIER, S; GARCIA, R; MANRIQUE, S; PÉREZ, G.L; LIMA, C.V.de.; AMIGO, C; BESIO, V; e GARRIDO, G. (2021). Enfrentando al Covid-19: situación de las personas con autismo y sus familias en Latinoamérica. Siglo Cero Revista Española Sobre Discapacidad Intelectual, Salamanca, v. 52, n. extraordinário, p. 119–140. 2021. DOI: https://doi.org/10.14201/scero202152e119140. Disponível em: https://gredos.usal.es/bitstream/handle/10366/147852/Enfrentando_al_Covid-19_situacion_de_las.pdf?sequence=1. Acesso em: 21 jun. 2021.
ZHU, N; ZHANG, D; WANG, W; LI, X; YANG, B; SONG, J; ZHAO, X; HUANG, B; SHI, W.; LU, R.; NIU, P.; ZHAN, F.; MA, X.; WANG, D.; XU, W.; WU, G.; GAO, G. F.; e TAN, W. A novel coronavirus from patients with pneumonia in China, China, 2019. New England Journal of Medicine, p.727–733, 20 fevereiro de 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1