Paradigmas históricos da inclusão e da educação de pessoas com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p89-102Palabras clave:
paradigma da educação; pessoas com deficiência visual; processo de inclusão.Resumen
O presente trabalho teve a finalidade de apresentar a perspectiva de um grupo de pessoas com deficiência visual acerca da realidade por estes vivenciada, na busca pelo direito e garantia de uma educação com igualdade de condições e oportunidades. Para traçar essa realidade, foi explanado os paradigmas históricos que implicaram nas atitudes sociais, com as pessoas com deficiência. Esses paradigmas são a exclusão, segregação, integração e a inclusão. Também foi exposto os avanços nas legislações brasileiras, e o que elas trazem de garantias às pessoas com deficiência. Ainda, dialogou-se sobre a influência dos Tratados e Convenções internacionais nas garantias de igualdade de condições de tais sujeitos. Para chegar a uma conclusão da realidade, foi aplicado um questionário para dez pessoas com deficiência visual. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Constatou-se que houve evoluções acerca do direito à educação para as pessoas com deficiência visual, mas, para a inclusão de fato, ainda se faz necessário sobrepor adversidades e fazer valer direitos constitucionais.
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Referencias
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