Paradigmas históricos da inclusão e da educação de pessoas com deficiência visual

Autores

  • Sirlene Caxias da COSTA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Selma Mota do CARMO UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Carlos Alberto Batista SANTOS UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Artur Gomes Dias LIMA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p89-102

Palavras-chave:

paradigma da educação; pessoas com deficiência visual; processo de inclusão.

Resumo

O presente trabalho teve a finalidade de apresentar a perspectiva de um grupo de pessoas com deficiência visual acerca da realidade por estes vivenciada, na busca pelo direito e garantia de uma educação com igualdade de condições e oportunidades. Para traçar essa realidade, foi explanado os paradigmas históricos que implicaram nas atitudes sociais, com as pessoas com deficiência. Esses paradigmas são a exclusão, segregação, integração e a inclusão. Também foi exposto os avanços nas legislações brasileiras, e o que elas trazem de garantias às pessoas com deficiência. Ainda, dialogou-se sobre a influência dos Tratados e Convenções internacionais nas garantias de igualdade de condições de tais sujeitos. Para chegar a uma conclusão da realidade, foi aplicado um questionário para dez pessoas com deficiência visual. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Constatou-se que houve evoluções acerca do direito à educação para as pessoas com deficiência visual, mas, para a inclusão de fato, ainda se faz necessário sobrepor adversidades e fazer valer direitos constitucionais.

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Biografia do Autor

Sirlene Caxias da COSTA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Pedagoga, Mestranda em Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental. Universidade do estado da Bahia.

Selma Mota do CARMO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Pedagoga, Mestranda em Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental. Universidade do estado da Bahia

Carlos Alberto Batista SANTOS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Biólogo, Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE). Universidade do estado da Bahia

Artur Gomes Dias LIMA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Biólogo, Doutor em Biologia Parasitária (FIOCRUZ). Universidade do estado da Bahia

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Publicado

2022-09-28

Como Citar

Caxias da COSTA, S., Mota do CARMO, S., Batista SANTOS, C. A., & Gomes Dias LIMA, A. (2022). Paradigmas históricos da inclusão e da educação de pessoas com deficiência visual. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 9(1), 89–102. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p89-102

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo