Editorial

Autores/as

  • Carla Luciane Blum Vestena Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Leticia Carreño Saucedo Universidade Autônoma do Estado do México
  • Salvador Bobadilla Beltrán Universidad Autónoma del Estado de México

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p7

Palabras clave:

Editorial

Resumen

No Brasil, o interesse pelas altas habilidades/superdotação (AH/SD) é recente, a começar na década de 1930. Somente nos anos 1970 que iniciaram os primeiros atendimentos educacionais especializados e, em 1985, a discussão formal de políticas para a integração das AH/SD, seguida do direito de uma educação para todos, em 1988, com a Constituição Federal. A década de 1990 é marcada pelas diretrizes gerais de atendimento educacional e da LDB, dentre outras. Dez anos mais tarde, em 2005, se iniciou a implantação dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). Tivemos várias conquistas no
século XX e grandes desafios para este século que envolvem a visibilidade e o atendimento das muitas necessidades das pessoas com AH/SD e talentosas em todas as idades e contextos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Carla Luciane Blum Vestena, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

    Professora Adjunta “C” da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2003).

Publicado

2020-06-21

Número

Sección

Editorial

Cómo citar

VESTENA, Carla Luciane Blum; SAUCEDO, Leticia Carreño; BOBADILLA BELTRÁN, Salvador. Editorial. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 7, n. 1, p. 7–8, 2020. DOI: 10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p7. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/11319.. Acesso em: 22 nov. 2024.