A RELAÇÃO ENTRE IDADE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM ADULTOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n1.08.p77Resumo
Objetivou-se investigar se superdotados adultos mais velhos sempre apresentam inteligência emocional (IE) mais desenvolvida que os mais jovens. Os participantes foram dez adultos de 20 a 41 anos. O instrumento foi o Questionário de Competências da Inteligência Emocional e a análise foi quanti-qualitativa. Os resultados foram que superdotados com idades diferentes podem apresentar IE quantitativamente igual, mas qualitativamente diferente. Com a mesma idade podem apresentar IE quantitativa e qualitativamente diferentes. Superdotados mais jovens podem apresentar IE mais desenvolvida que os mais velhos e vice-versa. A IE se desenvolve por toda a vida e isto coloca para a educação a responsabilidade de fazer algo pelos adultos superdotados. Considera-se que a IE tem sido insuficientemente estudada no Brasil e que o seu desenvolvimento se reflete na sociedade como um todo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1