Reflexões sobre estudo de caso de produções textuais feitas por crianças com dislexia
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n1.p155-170Palabras clave:
Dislexia, Leitura, Escrita, Desenvolvimento da Linguagem, NeuropsicologiaResumen
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender um recorte do processo de desenvolvimento da linguagem escrita de duas crianças diagnosticadas com dislexia. Foi usado como metodologia a pesquisa exploratória de cunho qualitativo, realizando a análise de textos produzidos por duas crianças disléxicas inseridas em escolas do Ensino Fundamental I e II. Para a compreensão dos dados arrecadados, foram utilizadas como embasamento teórico os estudos da psicologia cognitiva e linguística. Para que um indivíduo possa ler, ele precisa dominar, principalmente, as habilidades da consciência fonológica, lexical e metalinguística, mas devido ao déficit biológico, o indivíduo disléxico apresenta dificuldades no processamento da leitura, enfrentando obstáculos quando chega na escola. Os resultados alcançados com as análises das produções textuais das crianças demonstraram que as principais dificuldades na relação fonema-grafema que prejudicam a escrita são diferentes em cada indivíduo, possibilitando considerações para auxiliar pedagogos e professores a desenvolverem práticas pedagógicas assertivas que contribuirão no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita de crianças disléxicas.
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