TEACHER TRAINING IN AN INCLUSIVE PERSPECTIVE

SETBACKS, GAPS AND DISTANCING IN THE BRAZILIAN CONTEXT

Authors

  • Ana Paula Dias Pazzaglini ROLDI Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF
  • ERICA Pereira NETO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF
  • Décio Nascimento GUIMARÃES Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF https://orcid.org/0000-0002-1496-5407

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p173-188

Keywords:

Inclusive education, Teacher training, People with disabilities, Right to education.

Abstract

Teacher training in an inclusive perspective is a way to ensure equality for people with disabilities and legal instruments aimed at protecting rights. Therefore, this study aims to investigate how the right to education of people with disabilities is constituted in the guiding documents of the National Policy for Teacher Training- BNC Formação and BNC Formação Continuada. For this purpose, an exploratory methodology of the documentary type was used with reflections in the search for crossings that enable discussions and studies on inclusion in teacher training courses. Setbacks, gaps, and discrepancies in educational policies were observed with the creation of an omissive curriculum that presents feeble dialogues about teacher training in an inclusive perspective.

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Author Biographies

Ana Paula Dias Pazzaglini ROLDI, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF

Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), é graduada em Ciências Biológicas (UFES) e em Pedagogia (UNINTER). Vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (NIPEEA). É coordenadora adjunta do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (IFF- Campos Centro). É professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Fluminense/Campos dos Goytacazes.

ERICA Pereira NETO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF

Doutoranda em Cognição e Linguagem pela UENF; Mestra em Ciência da Motricidade Humana pela UCB, Especialista em Educação Especial pela UERJ/UNIRIO, Especialista em Planejamento, implementação e gestão em EaD pela UFF, Especialista em Disfunções músculo-esqueléticas pelo ISECENSA, Especialista em Terapia Manual pela UNIVERSO, Licenciatura plena em Educação Física pela UNESA, Bacharel em Fisicoterapia pela UNESA. Professor de ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal Fluminense- IFF campus Campos-Centro e coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física.

Décio Nascimento GUIMARÃES, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF

Doutor e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Coordenador do Grupo de Trabalho Educação Especial (GT 15) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Docente permanente e coordenador adjunto do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET/IFF). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFF). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF). Coordenador da Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Educacionais (IFF). Editor científico da Editora Encontrografia. Membro da Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas da ANPEd. Membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Pesquisador nas áreas: Educação Especial, Práticas Inclusivas, Educação em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos. Organizador dos livros: Direitos Humanos e Educação: diálogos interdisciplinares, Práticas Inclusivas: mediações e aprendizagens, Práticas Inclusivas na Escola: caminhos e experiências, dentre outros.

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Published

2023-11-24

How to Cite

Dias Pazzaglini ROLDI, A. P., Pereira NETO, E., & Nascimento GUIMARÃES, D. (2023). TEACHER TRAINING IN AN INCLUSIVE PERSPECTIVE: SETBACKS, GAPS AND DISTANCING IN THE BRAZILIAN CONTEXT. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 10(2), 173–188. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p173-188

Issue

Section

Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial