Formative journey of a blind student woman in a pedagogy course degree: formative period and spaces in a time of inclusion
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.12.p159Keywords:
Special Education, Teacher formation, Teaching and learning process, Higher EducationAbstract
As discussões e reflexões apresentadas neste artigo possibilitam indicar aspectos e dimensões a serem considerados no que tange à inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior. Temos como objetivo compreender como a dinâmica institucional, as barreiras atitudinais e a dinâmica pedagógica refletem na trajetória formativa durante a formação inicial de uma estudante cega. Este estudo é oriundo de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Como sujeito tivemos uma estudante cega egressa de um curso de Pedagogia de uma IES comunitária. Entrevista semiestrutura foi o instrumento de coleta de dados. A partir da narrativa da egressa evidenciamos que, no que tange às suas vivências na Educação Superior, a existência de legislações é o primeiro passo para o reconhecimento e a implementação de ações e medidas que visam o acesso e a permanência de pessoas com deficiências nos ambientes educativos deste nível de ensino. Por mais que haja a previsão legal, a concretização da inclusão perpassa a eliminação das barreiras arquitetônicas, pois conforme evidenciamos no relatado da egressa, não basta ter acesso aos prédios com acessibilidade, a locomoção no interior integra os aspectos físicos que interferem na autonomia e independência de deslocamento da pessoa cega. Atrelado a esses aspectos, e se colocado em escala de complexidade, a dimensão mais delicada é constituída pelo elemento humano, ou seja, pelas relações interpessoais, tanto no que tange aos colegas como aos profissionais que trabalham na IES, especialmente, os professores.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
- The works published in RDPEE are the sole responsibility of their authors. The authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-CC BY, which allows distribution, remixing, adaptation and creation from the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
- The authors consent that their articles may be incorporated by RDPEE into indexers and databases that currently exist or may exist in the future; the owners of these databases may reproduce, transmit and distribute the texts, in whole or in part, in any form or means of electronic transmission that exists or may be developed in the future.
Qualis Capes (2017-2020)
Education: B1