A RELAÇÃO ENTRE IDADE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM ADULTOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n1.08.p77Abstract
Objetivou-se investigar se superdotados adultos mais velhos sempre apresentam inteligência emocional (IE) mais desenvolvida que os mais jovens. Os participantes foram dez adultos de 20 a 41 anos. O instrumento foi o Questionário de Competências da Inteligência Emocional e a análise foi quanti-qualitativa. Os resultados foram que superdotados com idades diferentes podem apresentar IE quantitativamente igual, mas qualitativamente diferente. Com a mesma idade podem apresentar IE quantitativa e qualitativamente diferentes. Superdotados mais jovens podem apresentar IE mais desenvolvida que os mais velhos e vice-versa. A IE se desenvolve por toda a vida e isto coloca para a educação a responsabilidade de fazer algo pelos adultos superdotados. Considera-se que a IE tem sido insuficientemente estudada no Brasil e que o seu desenvolvimento se reflete na sociedade como um todo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
- The works published in RDPEE are the sole responsibility of their authors. The authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-CC BY, which allows distribution, remixing, adaptation and creation from the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
- The authors consent that their articles may be incorporated by RDPEE into indexers and databases that currently exist or may exist in the future; the owners of these databases may reproduce, transmit and distribute the texts, in whole or in part, in any form or means of electronic transmission that exists or may be developed in the future.
Qualis Capes (2017-2020)
Education: B1