REFLECTIONS ON THE SCHOOL INCLUSION OF STUDENTS WITH ASD IN BRAZIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240015

Keywords:

Educational inclusion, Autism, Basic education

Abstract

Marcos legais brasileiros, impulsionados pela Declaração de Salamanca, evidenciam a implementação de políticas públicas voltadas à inclusão das pessoas público-alvo da Educação Especial (PAEE) nos sistemas de ensino regulares. Parte dessa população insere-se  no Transtorno do Espectro Autista (TEA), portanto, o objetivo principal deste artigo foi investigar o acesso dos estudantes com TEA incluídos no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida a partir da bibliografia e documentos consultados. A metodologia empregada consistiu no levantamento de dados referentes às matrículas de estudantes PAEE presentes no Anuário Brasileiro de Educação Básica (2021) e no Censo Escolar (2022), além dos estudos brasileiros que abordaram a temática a partir de 2015. Os resultados revelaram o aumento significativo de matrículas de estudantes da Educação Especial na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. No Ensino Médio, a quantidade de matrículas do público-alvo da educação especial cai fortemente. Não foram encontradas informações que indiquem claramente as estratégias empregadas para garantir a equidade direcionadas à permanência e conclusão dos estudos para os estudantes com TEA em escolas inclusivas, nem os índices de evasão deste público. Concluiu-se que é necessário o desenvolvimento de legislações efetivas voltadas à permanência e ao sucesso educacional desses estudantes, com vistas à efetivação da educação inclusiva ao longo da vida.

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Author Biographies

  • Paloma Aparecida Oliveira RATUCHNE, Central-West State University - UNICENTRO

    Graduated in Pedagogy. Postgraduate in Clinical and Institutional Neuropsychopedagogy. Master's student in Education from the Postgraduate Program in Stricto Sensu Education, at the State University of the Center-West (UNICENTRO). Professor of the Teacher Training Course, scholarship holder of the Project Center for Studies, Research and Actions towards Educational Diversity: a look at TEA (NEADE-TEA/UNINCENTRO).

  • Ana Aparecida de Oliveira Machado BARBY, Midwest State University - UNICENTRO

    Graduated in History and Pedagogy from the Central-West State University (UNICENTRO). Master and PhD in Education from the Federal University of Paraná (UFPR). Professor at the Department of Pedagogy at the State University of the Center-West (UNICENTRO), coordinator of the Center for Studies, Research and Actions Project in the face of educational diversity: a look at TEA (NEADE-TEA/UNICENTRO).

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Published

2024-08-29

How to Cite

OLIVEIRA RATUCHNE, Paloma Aparecida; BARBY, Ana Aparecida de Oliveira Machado. REFLECTIONS ON THE SCHOOL INCLUSION OF STUDENTS WITH ASD IN BRAZIL. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 2, p. e0240015, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240015. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14837.. Acesso em: 22 nov. 2024.