FORMATION AND INCLUSION OF A DEAF:

CONTRIBUTIONS FROM THE BRAZILIAN SIGNALS LANGUAGE - LIBRAS

Authors

  • Adriano Pinheiro de Andrade Santos Univeridade do Estado do Rio Grande no Norte - UERN
  • Ana Lúcia Oliveira Aguiar Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Stenio de Brito Fernandes Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do estado do Rio Grande do Norte– SEEC/RN

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n2.p133-148

Keywords:

(Auto)biographical research. Narratives; Inclusion. LIBRAS. Deafness.

Abstract

This study aims to understand the contributions of Brazilian Sign Language - LIBRAS to the life and formation of deaf people in the process of building knowledge and autonomy. It is a qualitative research, having as methodology the (auto)biographical research as an investigation instrument through the narratives of a deaf subject. The results showed that LIBRAS provided the deaf person with a construction of knowledge and autonomy, with this knowledge, the deaf person gave new meaning to moments of overcoming difficulties from the reconstruction of themselves in living with the other in their daily lives, providing opportunities for remaking their way of life and formation. Based on the subject's life histories and formation, the (auto) biographical narratives guided the understanding of how the insertion of the deaf subject into their daily lives occurs, and opens up a range of possibilities for future questions about the process of inclusion of the deaf subject in society, providing the (auto) formation built in the process of (auto) knowledge of the self.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Adriano Pinheiro de Andrade Santos, Univeridade do Estado do Rio Grande no Norte - UERN

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2019). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006). Experiência no ensino superior durante o estágio de docência como bolsista. Atuei como Agente técnico especializado/operador de Áudio – Reitoria Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas – DAIN/UERN. Experiência na área de TV como Repórter Cinematográfico. Atuou ministrando aula de História em instituições de ensino e grupos culturais. Atualmente, cursando Especialização em Mídias na Educação.

  • Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

    Graduada e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Tem Especialização em Inclusão pela Rede Municipal de Educação de Mossoró/RN, Curso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), de Intérprete de LIBRAS, pela UERN e Curso de LEDOR, este pela CESGRANRIO, Curso de Legendagem para Surdos e Ensurdecidos, pela UFRN, Curso de Audiodescrição pela UFRN, Curso de Orientação e Mobilidade. Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi bolsista de produtividade da UERN, membro dos Grupos de Pesquisa em Educação, Memória, (Auto) Biografia e Inclusão (GEPEMABI) da UERN e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação do Ceará (GEPHEC), da Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da UERN e representante da Linha de Pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente, no Programa de Pós Graduação em Educação/POSEDUC, vinculada ao Programa Interinstitucional de Doutorado em Ciências da Saúde (DINTER), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como co-orientadora. É Diretora da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), membro Titular da Comissão de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UERN, membro representando a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Junta Multiprofissional da UERN. Bolsista de Produtividade da UERN. Coordena pesquisas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Inovação Tecnológica (PIBIT) sobre a perspectiva (auto) biográfica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com apoio do CNPq, pesquisas sobre Deficiência Auditiva, Deficiência Física, Deficiência Visual e Deficiência Intelectual financiadas pela UERN e pelo CNPq, respectivamente. Coordenou pesquisa com apoio da Fundação de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). Parecerista Ad Hoc junto à Comissão Permanente de Pesquisa (CPP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Membro Titular da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, da UERN. Reúne experiência em pesquisas e extensão com populações camponesas, migrantes, Povos do Mar, Povos do Campo, Quilombolas, Caiçaras, em projetos Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Trabalho com a Metodologia da História Oral e (Auto) Biografia.

  • Stenio de Brito Fernandes, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do estado do Rio Grande do Norte– SEEC/RN

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2018), e relaciona-se à linha de pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão. Especialista em Mídia na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UERN) (2015). Especialista em História do Brasil República pela UERN (2005), possui graduação em Geografia pela UERN (1999). Atualmente é professor estatutário no município de Porto do Mangue/RN (2003), no Ensino Fundamental II na Escola Municipal Francisca Serafim de Souza e concursado do Estado do Rio Grande do Norte (RN) (2006), com disciplinas de geografia no Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória (Auto) Biográfica e Inclusão (GEPEMABI/UERN). Participo do Projeto de Pesquisa em andamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPEG/UERN), intitulado: Ascensão Social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. Faço parte do Projeto de Extensão, intitulado: Histórias de Vida em Música, Teatro e Desenho: Vozes Silenciadas. Ação desenvolvida pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN). Tem experiência na área de Educação no Ensino Fundamental II e EJA no Ensino de Geografia, Educação Inclusiva e Narrativas (auto) Biográficas.

References

ARAÚJO, Laine Reis. Inclusão Social do Surdo: Reflexões Sobre as Contribuições da Lei 10.436 à Educação, aos Profissionais e à Sociedade Atual. 2012. Disponível em: https://egov.ufsc.br/portal/conteudo/inclus%C3%A3o-social-do-surdo-reflex%C3%B5es-sobre-contribui%C3%A7%C3%B5es-da-lei-10436-%C3%A1-educa%C3%A7%C3%A3o-aos-profissi. Acesso em: 04 outubro 2021.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Senado Federal. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência: N° 13.146/15. Brasília, 2015.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/%20l10436.htm. Acesso em: 27 dezembro 2019.

DEGRANDE, Deize Heloiza Silva. Inclusão educacional de surdos e ações colaborativas. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v.7, n.2, p. 49-62, Jul.-Dez., 2020. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8579. Acesso em: 07 novembro 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.

QUADROS, Ronice Müller. Estudos surdos I. [Petrópolis, RJ]: Arara Azul, 2006.

QUADROS, Ronice Müller. Estudos surdos II. [Petrópolis, RJ]: Arara Azul, 2007

SOARES, M. A. L. A Educação do Surdo no Brasil. Campinas: Autores Associados, 1999.

Published

2021-12-22

How to Cite

SANTOS, Adriano Pinheiro de Andrade; AGUIAR, Ana Lúcia Oliveira; FERNANDES, Stenio de Brito. FORMATION AND INCLUSION OF A DEAF: : CONTRIBUTIONS FROM THE BRAZILIAN SIGNALS LANGUAGE - LIBRAS. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 8, n. 2, p. 133–148, 2021. DOI: 10.36311/2358-8845.2021.v8n2.p133-148. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/12852.. Acesso em: 22 nov. 2024.