Inclusão educacional de surdos e ações colaborativas
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p49Palavras-chave:
Ação colaborativa., Educação de surdos., Plano de Ensino Individualizado., Educacão Inclusiva.Resumo
Este artigo apresenta um breve histórico da educação de surdos, decretos importantes e facilitadores que beneficiam as práticas cotidianas dos profissionais da educação. Apresenta por meio de análise literária o que seja trabalho colaborativo no ambiente escolar e como elaborar um Plano de Ensino Individualizado. Tivemos por objetivo compreender a necessidade do trabalho colaborativo e os benefícios da elaboração do Plano de Ensino Individualizado, na inclusão de um aluno surdo. Para tanto expusemos e analisamos a aplicação do trabalho de um interprete com um aluno surdo do terceiro ano do ensino médio, em que foram realizadas ações colaborativas e plano de ensino individualizado, bem como relatórios relacionados a essas ações. A análise literária e a prática escolar favoreceram uma melhor compreensão sobre as ações colaborativas e criativas entre professores e interpretes em prol da inclusão. Concluímos que a inclusão educacional de surdos é o fruto das práticas escolares e sociais, que resulta em uma ação reflexiva de todos os envolvidos, contendo em destaque o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. A ação colaborativa entre os professores envolvidos e o Plano de ensino Individualizado são estratégias educacionais que efetivam a inclusão escolar do aluno surdo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1