Inclusão educacional de surdos e ações colaborativas

Autores

  • Deize Heloiza Silva Degrande UNESP/Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p49

Palavras-chave:

Ação colaborativa., Educação de surdos., Plano de Ensino Individualizado., Educacão Inclusiva.

Resumo

Este artigo apresenta um breve histórico da educação de surdos, decretos importantes e facilitadores que beneficiam as práticas cotidianas dos profissionais da educação.  Apresenta por meio de análise literária o que seja trabalho colaborativo no ambiente escolar e como elaborar um Plano de Ensino Individualizado. Tivemos por objetivo compreender a necessidade do trabalho colaborativo e os benefícios da elaboração do Plano de Ensino Individualizado, na inclusão de um aluno surdo. Para tanto expusemos e analisamos a aplicação do trabalho de um interprete com um aluno surdo do terceiro ano do ensino médio, em que foram realizadas ações colaborativas e plano de ensino individualizado, bem como relatórios relacionados a essas ações. A análise literária e a prática escolar favoreceram uma melhor compreensão sobre as ações colaborativas e criativas entre professores e interpretes em prol da inclusão. Concluímos que a inclusão educacional de surdos é o fruto das práticas escolares e sociais, que resulta em uma ação reflexiva de todos os envolvidos, contendo em destaque o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. A ação colaborativa entre os professores envolvidos e o Plano de ensino Individualizado são estratégias educacionais que efetivam a inclusão escolar do aluno surdo.

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Biografia do Autor

Deize Heloiza Silva Degrande, UNESP/Presidente Prudente

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Interprete e tradutora da Língua Brasileira de Sinais pela filantrópica “Som das Mãos” (Mãos que falam), 2010. Pós-graduada, Lato sensu, em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Tecnologia Paulista, 2015. Pós-graduanda, Lato sensu, Libras: Prática e tradução/interprete pela UNOESTE de Presidente Prudente, 2021. Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Rui Barbosa de Andradina – FIRB, 2014

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Artigos