Altas habilidades/superdotação inteligências múltiplas e linguagem

qual a sua relação?

Autores

  • Renata Gomes Camargo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p53

Palavras-chave:

Altas habilidades/superdotação, Linguagem, Inteligências Múltiplas

Resumo

O estudo da relação entre Altas Habilidades/Superdotação – AH/SD-, Inteligências Múltiplas e Linguagem é o foco deste artigo, que tem por objetivo identificar e compreender as linguagens pelas quais os estudantes com AH/SD expressam o seu potencial, entendido a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas. A pesquisa foi qualitativa e o instrumento para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com 24 estudantes com AH/SD. Os dados foram apreciados por meio da Análise de Conteúdo. Como principal resultado tem-se que a maioria dos estudantes indicaram mais de uma forma de expressão preferencial, nas diferentes linguagens, por meio de signos verbais e não verbais. Assim, as estratégias para a constituição da acessibilidade educacional, voltadas às pessoas com AH/SD, necessitam estar vinculadas aos atos de conhecer, instigar e reconhecer as diferentes linguagens e as suas expressões.

Recebido em: 03 de outubro de 2019
Modificado em: 23 de março de 2020
Aceito em: 12 de abril de 2020

Biografia do Autor

  • Renata Gomes Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com bolsa demanda social da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Possui graduação em Educação Especial e em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Atualmente é Professora de Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2020-06-21

Edição

Seção

Artigos