Altas habilidades/superdotação inteligências múltiplas e linguagem
qual a sua relação?
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p53Palavras-chave:
Altas habilidades/superdotação, Linguagem, Inteligências MúltiplasResumo
O estudo da relação entre Altas Habilidades/Superdotação – AH/SD-, Inteligências Múltiplas e Linguagem é o foco deste artigo, que tem por objetivo identificar e compreender as linguagens pelas quais os estudantes com AH/SD expressam o seu potencial, entendido a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas. A pesquisa foi qualitativa e o instrumento para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com 24 estudantes com AH/SD. Os dados foram apreciados por meio da Análise de Conteúdo. Como principal resultado tem-se que a maioria dos estudantes indicaram mais de uma forma de expressão preferencial, nas diferentes linguagens, por meio de signos verbais e não verbais. Assim, as estratégias para a constituição da acessibilidade educacional, voltadas às pessoas com AH/SD, necessitam estar vinculadas aos atos de conhecer, instigar e reconhecer as diferentes linguagens e as suas expressões.
Recebido em: 03 de outubro de 2019
Modificado em: 23 de março de 2020
Aceito em: 12 de abril de 2020
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1