Altas habilidades/superdotação inteligências múltiplas e linguagem

qual a sua relação?

Autores

  • Renata Gomes Camargo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p53

Palavras-chave:

Altas habilidades/superdotação, Linguagem, Inteligências Múltiplas

Resumo

O estudo da relação entre Altas Habilidades/Superdotação – AH/SD-, Inteligências Múltiplas e Linguagem é o foco deste artigo, que tem por objetivo identificar e compreender as linguagens pelas quais os estudantes com AH/SD expressam o seu potencial, entendido a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas. A pesquisa foi qualitativa e o instrumento para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com 24 estudantes com AH/SD. Os dados foram apreciados por meio da Análise de Conteúdo. Como principal resultado tem-se que a maioria dos estudantes indicaram mais de uma forma de expressão preferencial, nas diferentes linguagens, por meio de signos verbais e não verbais. Assim, as estratégias para a constituição da acessibilidade educacional, voltadas às pessoas com AH/SD, necessitam estar vinculadas aos atos de conhecer, instigar e reconhecer as diferentes linguagens e as suas expressões.

Recebido em: 03 de outubro de 2019
Modificado em: 23 de março de 2020
Aceito em: 12 de abril de 2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Gomes Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com bolsa demanda social da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Possui graduação em Educação Especial e em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Atualmente é Professora de Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2020-06-21

Como Citar

Camargo, R. G. (2020). Altas habilidades/superdotação inteligências múltiplas e linguagem: qual a sua relação?. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 7(1), 53–70. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p53

Edição

Seção

Artigos