Política de cotas na universidade federal de minas gerais: uma análise do perfil dos alunos com deficiência

Autores

  • Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
  • Terezinha Cristina da Costa Rocha
  • Adriana Araújo Pereira Borges

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.10.p127

Palavras-chave:

inclusão no ensino superior, sistema de cotas, alunos com deficiência

Resumo

Neste estudo analisamos a implementação da política de cotas para pessoas com deficiência na Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo geral foi identificar o perfil dos estudantes que ingressaram através do sistema de cotas, por meio da análise de características como o tipo de deficiência, a área de estudos escolhida, a idade, o sexo, entre outros. A fundamentação para a realização da pesquisa permeia a compreensão in loco do estabelecimento da Política de cotas. Dentre os diversos aspectos identificados, foi possível notar que os alunos são formados pela maioria de homens, com deficiência física e a maior parte escolheu cursos da área da saúde. Esses resultados, em linhas gerais, embasaram a conclusão da necessidade de ampliação das discussões e reflexões acerca das demandas de acessibilidade que as instituições federais podem apresentar nos próximos anos.

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Biografia do Autor

Adriana Maria Valladão Novais Van Petten

Professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Terapia Ocupacional. Diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/UFMG). avaladao@ufmg.br

Terezinha Cristina da Costa Rocha

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/FaE/UFMG). tcrocha@ufmg.br

Adriana Araújo Pereira Borges

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Administração Escolar (DAE/FaE/UFMG). adrianaapb@ufmg.br

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Publicado

2018-04-24

Como Citar

Petten, A. M. V. N. V., Rocha, T. C. da C., & Borges, A. A. P. (2018). Política de cotas na universidade federal de minas gerais: uma análise do perfil dos alunos com deficiência. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 5(1), 127–140. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.10.p127

Edição

Seção

Dossiê - Inclusão no Ensino Superior