Política de cotas na universidade federal de minas gerais: uma análise do perfil dos alunos com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.10.p127Palavras-chave:
inclusão no ensino superior, sistema de cotas, alunos com deficiênciaResumo
Neste estudo analisamos a implementação da política de cotas para pessoas com deficiência na Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo geral foi identificar o perfil dos estudantes que ingressaram através do sistema de cotas, por meio da análise de características como o tipo de deficiência, a área de estudos escolhida, a idade, o sexo, entre outros. A fundamentação para a realização da pesquisa permeia a compreensão in loco do estabelecimento da Política de cotas. Dentre os diversos aspectos identificados, foi possível notar que os alunos são formados pela maioria de homens, com deficiência física e a maior parte escolheu cursos da área da saúde. Esses resultados, em linhas gerais, embasaram a conclusão da necessidade de ampliação das discussões e reflexões acerca das demandas de acessibilidade que as instituições federais podem apresentar nos próximos anos.
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Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1