ESTUDO SOBRE O INGRESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240028

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Ensino Superior

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar e discutir as características dos Estudantes com Deficiência (EcD) que ingressaram no período de 2010 a 2021, nos cursos de graduação de uma Universidade Federal, relacionando-as com as políticas de reservas de vagas, com intuito de compreender como a política influenciou nas características dos EcD ingressantes na Universidade. Para a análise dos dados realizamos a avaliação descritiva dos dados abertos sobre o quantitativo de estudantes ingressantes na Universidade, no período de 2010 a 2021. Os resultados apontam para um aumento significativo do número de EcD a partir de 2018, devido a garantia de acesso de vagas em que ingressaram estudantes com diversas condições de deficiência, ampliando a pluralidade e a diversidade dos alunos de graduação nos cursos da Universidade. Ademais, para além da necessidade e da importância da implantação de políticas e ações de acessibilidade, evidenciamos que é imprescindível o direcionamento do olhar inclusivo para a permanência dos estudantes com formação de qualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Walquíria Dutra de OLIVEIRA, Universidade Federal de Jataí - UFJ

    Surda oralizada e AHSD. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (UFG). Mestra em Educação em Ciência e Matemática - UFG (2012). Licenciada em Ciências Biológicas - UFG (2008). Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Jataí (UFJ) atuando nas áreas de registro e controle acadêmico, gestão de processos acadêmicos, serviços educacionais e gestão acadêmica.

    Atua nas linhas de pesquisa: Educação inclusiva, Ensino Superior, Ensino de ciências, Educação de surdos, Altas Habilidades/Superdotação e Formação de professores.

  • Claudio Roberto Machado BENITE, Universidade Federal de Goiás - UFG

    Doutor em Química com ênfase em Ensino de Química e Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG). Esp. em Ensino de Ciências (UERJ) e Licenciado em Química. Coord. do Núcleo de Tecnologia Assistiva para a Experimentação no Ensino de Ciências do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) e coord. de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Química. Prof. Associado do Instituto de Química, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, ambos da UFG. Atua nas  linhas de pesquisa: Ensino de Química e Cibercultura na Inclusão Escolar; Necessidades Educativas Especiais e Necessidades Formativas dos Professores na perspectiva Inclusiva; Ensino de Química no âmbito da lei 10.639 e Design e Prototipagem de Tecnologia Assistiva para a Experimentação no Ensino de Ciências.

Referências

BRASIL. Lei n. 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF: 29 dez. 2016.

BUIATTI, Viviane Prado; NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim. Cotas para pessoas com deficiência na Universidade Federal de Uberlândia (UFU): política de inclusão no ensino superior. Revista Educação e Políticas em Debate, p. 325-345, 2022.

CABRAL, L. S. A.; DOS SANTOS, B. C. Instrumentos informatizados institucionais para a identificação de necessidades educacionais de estudantes universitários. Inclusão Social, v. 11, n. 1, 2017.

CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; SANTOS, Vivian; MENDES, Enicéia Gonçalves. Educação especial na educação superior: podemos falar em democratização do acesso?. Educação e Fronteiras, v. 8, n. 23, p. 111-126, 2018.

DA COSTA, Vanderlei Balbino; GARCIA, Alexandra. Processos de produção de identidades profissionais: narrativas de trajetórias de docentes com deficiência no ensino superior. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. 593-613, 2020.

DALLA DÉA, Vanessa Helena Santana; DOS REIS SILVA, Régis Henrique; DE ALMEIDA, Beatriz Rodrigues. Condições de ingresso e permanência do público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás. Educere et Educare, v. 17, n. 43, p. 52-80, 2022.

DENARI, Fátima Elizabeth; DA COSTA, Vanderlei Balbino . Formação docente: Reflexões sobre a escolarização dos estudantes com deficiência na escola comum. In: SILVA, Régis Henrique dos Reis; SILVA, Michele. Educação especial e inclusão: pesquisas do centro oeste brasileiro. Goiânia: Gráfica UFG, 2018.

LEITE, Lúcia Pereira; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Concepções sobre deficiência em instituições públicas e privadas da Educação Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 31, p. e0233127, 2022.

LUZ, Katariny Labore Barbosa da. Os caminhos da política de acessibilidade da UFG como afirmação dos direitos das pessoas com deficiência. 2018.

MANTOAN, Teresa E.; PRIETO, Rosângela G. Inclusão Escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Ed. Summus, 2006.

MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de; ARAÚJO, Eliana Rodrigues. Núcleos de Acessibilidade nas Universidades: reflexões a partir de uma experiência institucional. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, n. spe, p. 57-66, 2018.

OLIVEIRA, Hevelym Silva de; NOZU, Washington Cesar Shoiti; REBELO, Andressa Santos. Permanência de estudantes com deficiência em universidades federais do Centro-Oeste brasileiro durante a pandemia de covid-19. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5451, 2023.

SÁ, Ana Cláudia Antônio Maranhão; DALLA DÉA, Vanessa Helena Santana. Política de acessibilidade na universidade federal de Goiás: dá criação do documento à efetivação das ações. In: SÁ, Ana Cláudia Antônio Maranhão; DALLA DÉA, Vanessa Helena Santana (org.) Acessibilidade e inclusão no Ensino Superior: reflexões e ações em universidades brasileiras. Goiânia: Cegraf UFG, 2022.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação, p. 10-16, 2009. Disponível em: https://acessibilidade.ufg.br/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf?1473203319

Acesso em: 04/08/2024

XXX. (2010) RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 20/2010. Altera o Anexo da Resolução CONSUNI Nº 29/2008, que cria o Programa “XXXInclui” na UFG, para inclusão da reserva de vagas do Curso de Letras - Libras para candidatos surdos. Disponível em: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CONSUNI_2010_0020.pdf Acesso em: 22/01/2024

XXX. (2018). Termo de Adesão 1ª edição de 2018. Disponível em: https://sisu.ufg.br/2020/sistema/2018/edital/termo_adesao_584_UFG_2018.pdf Acesso em: 22/01/2024.

XXX.(2008) RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 29/2008. Cria o Programa “XXXInclui” na Universidade Federal de XXXX e dá outras providências. Disponível em: Acesso em: 22/01/2024.

XXXa. (2024) Plataforma Analisa XXX. Disponível em: https://analisa.ufg.br/ Acesso em: 22/01/2024.

XXXb. (2024) Pró Reitoria de Graduação. Dados gerais dos alunos da XXX. Dados de todos os ingressantes, de 2010 a 2021, nos processos seletivos Vestibular e SiSU, com os seus dados acadêmicos em agosto de 2021. Relação de ingressantes de 2010 a 2021 e seus dados acadêmicos. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/90/o/Rela%C3%A7%C3%A3o_de_estudantes_ingressos_a_partir_de_2010.xlsx Acesso em: 22/01/2024.

Downloads

Publicado

2024-09-26

Edição

Seção

Dossiê Acessiblidade na Educação Superior: avaliação e praticas inclusivas

Como Citar

DUTRA DE OLIVEIRA, Walquíria; ROBERTO MACHADO BENITE, Claudio. ESTUDO SOBRE O INGRESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 3, p. e0240028, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240028. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/16366.. Acesso em: 21 nov. 2024.