ESTUDO SOBRE O INGRESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240028Palavras-chave:
Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Ensino SuperiorResumo
Este estudo tem como objetivo analisar e discutir as características dos Estudantes com Deficiência (EcD) que ingressaram no período de 2010 a 2021, nos cursos de graduação de uma Universidade Federal, relacionando-as com as políticas de reservas de vagas, com intuito de compreender como a política influenciou nas características dos EcD ingressantes na Universidade. Para a análise dos dados realizamos a avaliação descritiva dos dados abertos sobre o quantitativo de estudantes ingressantes na Universidade, no período de 2010 a 2021. Os resultados apontam para um aumento significativo do número de EcD a partir de 2018, devido a garantia de acesso de vagas em que ingressaram estudantes com diversas condições de deficiência, ampliando a pluralidade e a diversidade dos alunos de graduação nos cursos da Universidade. Ademais, para além da necessidade e da importância da implantação de políticas e ações de acessibilidade, evidenciamos que é imprescindível o direcionamento do olhar inclusivo para a permanência dos estudantes com formação de qualidade.
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Referências
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