ESTUDO SOBRE O INGRESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240028

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Ensino Superior

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar e discutir as características dos Estudantes com Deficiência (EcD) que ingressaram no período de 2010 a 2021, nos cursos de graduação de uma Universidade Federal, relacionando-as com as políticas de reservas de vagas, com intuito de compreender como a política influenciou nas características dos EcD ingressantes na Universidade. Para a análise dos dados realizamos a avaliação descritiva dos dados abertos sobre o quantitativo de estudantes ingressantes na Universidade, no período de 2010 a 2021. Os resultados apontam para um aumento significativo do número de EcD a partir de 2018, devido a garantia de acesso de vagas em que ingressaram estudantes com diversas condições de deficiência, ampliando a pluralidade e a diversidade dos alunos de graduação nos cursos da Universidade. Ademais, para além da necessidade e da importância da implantação de políticas e ações de acessibilidade, evidenciamos que é imprescindível o direcionamento do olhar inclusivo para a permanência dos estudantes com formação de qualidade.

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Biografia do Autor

  • Walquíria Dutra de OLIVEIRA, Universidade Federal de Jataí - UFJ

    Surda oralizada e AHSD. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (UFG). Mestra em Educação em Ciência e Matemática - UFG (2012). Licenciada em Ciências Biológicas - UFG (2008). Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Jataí (UFJ) atuando nas áreas de registro e controle acadêmico, gestão de processos acadêmicos, serviços educacionais e gestão acadêmica.

    Atua nas linhas de pesquisa: Educação inclusiva, Ensino Superior, Ensino de ciências, Educação de surdos, Altas Habilidades/Superdotação e Formação de professores.

  • Claudio Roberto Machado BENITE, Universidade Federal de Goiás - UFG

    Doutor em Química com ênfase em Ensino de Química e Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG). Esp. em Ensino de Ciências (UERJ) e Licenciado em Química. Coord. do Núcleo de Tecnologia Assistiva para a Experimentação no Ensino de Ciências do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) e coord. de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Química. Prof. Associado do Instituto de Química, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, ambos da UFG. Atua nas  linhas de pesquisa: Ensino de Química e Cibercultura na Inclusão Escolar; Necessidades Educativas Especiais e Necessidades Formativas dos Professores na perspectiva Inclusiva; Ensino de Química no âmbito da lei 10.639 e Design e Prototipagem de Tecnologia Assistiva para a Experimentação no Ensino de Ciências.

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Publicado

2024-09-26

Edição

Seção

Dossiê Acessiblidade na Educação Superior: avaliação e praticas inclusivas