ESTRATÉGIAS PARA A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ÂMBITO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240032

Palavras-chave:

Inclusão e Acessibilidade, Educação Superior, Gestão Universitária, Gestão escolar democrática, Deficiência visual

Resumo

No contexto das ações desenvolvidas pela Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade (CPIA) e Setor de Musicografia Braille e Apoio à Inclusão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEMBRAIN/EMUFRN), o presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de estratégias voltadas à participação de estudantes com deficiência visual (DV) em colaboração com as referidas instâncias da gestão universitária, dentre as quais se destacam: a) elaboração do Plano de Ação da CPIA/EMUFRN em um processo colaborativo; b) participação nas reuniões ordinárias da Comissão e; c) reuniões periódicas de avaliação do semestre letivo. Consiste em uma pesquisa de propósito descritivo e abordagem qualitativa, a qual utiliza a análise documental como principal estratégia de investigação. Constata-se que as experiências analisadas se alinham aos princípios da gestão educacional democrática no âmbito da gestão universitária, ao passo que subsidiam os processos decisórios voltados às condições de permanência, participação e êxito acadêmico dos(as) estudantes com deficiência na Educação Superior e apontam para desdobramentos dessas iniciativas no posicionamento desses sujeitos enquanto agentes centrais na construção de ambientes educacionais inclusivos.

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Biografia do Autor

  • David Barbalho PEREIRA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN). Assistente em Administração da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/Brasil

  • Ana Leila de Melo SOARES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Especialista em Educação Inclusiva. Técnica em Assuntos Educacionais da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/Brasil. 

  • Catarina Shin Lima de SOUZA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Doutora em Educação. Docente e Coordenadora do Setor de Musicografia Braille e apoio à Inclusão (SEMBRAIN) da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/Brasil. 

  • Elizabeth Sachi KANZAKI, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Especialista em Gestão de Pessoas. Bibliotecária e Coordenadora adjunta do Setor de Musicografia Braille e Apoio à Inclusão (SEMBRAIN) da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/Brasil. 

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Publicado

2024-09-26

Edição

Seção

Dossiê Acessiblidade na Educação Superior: avaliação e praticas inclusivas

Como Citar

PEREIRA, David Barbalho; SOARES, Ana Leila de Melo; SOUZA, Catarina Shin Lima de; KANZAKI, Elizabeth Sachi. ESTRATÉGIAS PARA A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ÂMBITO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN). Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 3, p. e0240032, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240032. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/16356.. Acesso em: 21 nov. 2024.