A CONCEPÇÃO DO HOMEM NO EXERCÍCIO DA PATERNIDADE JUNTO AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240017

Palavras-chave:

paternidade, exercício da paternidade, pai, Transtorno do Espectro Autista, parentalidade ativa

Resumo

O presente estudo teve por objetivo compreender a perspectiva paterna acerca do exercício da paternidade junto ao filho com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, foi proposto um estudo qualitativo, exploratório e descritivo. A amostra foi composta por 15 pais (homens), residentes em uma cidade no interior do estado de São Paulo, de médio porte, que possuíam um filho de até seis anos de idade diagnosticado com TEA. O instrumento de coleta de dados pautou-se em um roteiro de entrevista semiestruturado, com 48 perguntas, das quais utilizou-se apenas quatro para este recorte. A coleta de dados foi realizada em formato presencial. A análise de dados ocorreu por meio de análise de conteúdo com a criação de categorias. Os resultados obtidos demonstraram que os pais possuem uma visão acerca da boa paternidade que perpassa o provedorismo. O TEA tem impacto direto no emocional dos homens, o que requer maiores observações e compreensões em torno dos sentimentos, para que estes corroborem para a paternidade efetiva. 

Biografia do Autor

  • Aline Cristina de SOUZA, Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG

    Licenciada em Educação Especial e Pedagogia pela Universidade Federal de são Carlos - UFSCar. Mestre em Educação Especial pela UFSCar. Doutora em Educação pela UFSCar. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico  da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

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Publicado

2024-08-29