EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

um estudo sobre o caso de Miracema/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240014

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Núcleo de Atendimento Especializado de Miracema/RJ (NAE)

Resumo

Este estudo de caso traz reflexões sobre possibilidades de implementação da concepção de escola para todos/as no cotidiano escolar, reforçando a importância do movimento de luta das pessoas com deficiência em nosso país. Focaliza a situação da Educação Especial no município de Miracema/RJ a partir de uma análise comparativa entre o Plano Municipal de Educação (2015-2025) e dispositivos normativos e políticos (o Plano Nacional de Educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) que garantam a educação para todos como um direito humano. Analisa-se, ainda, o trabalho realizado pelo Núcleo de Atendimento Especializado (NAE) do município. Metodologicamente, o estudo foi realizado tomando-se por ponto de partida uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental. Fundamenta-se teoricamente em autores/as, como: Paulo Freire, Maria Tereza Mantoan e Rita de Cassia Fumegalli. Conclui-se que o município de Miracema vem expandindo seus horizontes no que concerne à implementação do que infere a meta 4 do Plano Nacional de Educação e a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, buscando promover uma ruptura com os preconceitos sociais relacionados à educação de estudantes com deficiências, traçando um novo caminho, onde o compromisso é com uma educação que se propõe universal, que deve  incluir a diversidade, fugindo de modelos padronizados, que não respeitam a realidade dos estudantes e de suas famílias e promovem cenários de exclusão e fracasso escolar.

Biografia do Autor

  • Danielle Pereira BARCELLOS, Universidade Federal Fluminense - UFF

    Mestranda em Ensino pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora da Secretaria Estadual de Educação - SEEDUC. Auditora Fiscal da Prefeitura Municipal de Miracema. Tutora Presencial do curso de Ciências Contábeis - CEDERJ/UFRJ. Especialista em Gestão Pública Municipal pela UNIRIO. Especialista em Gestão Escolar - FAETEC. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense. Licenciada em Matemática pelo Programa de Formação Docente da UNIVERSO. Licenciada em Ciências Sociais Aplicadas - Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para as disciplinas do Ensino Fundamental ( quatro últimas séries), Ensino médio e da Educação Profissional em nível médio pela Universidade Católica de Brasilia - UCB. Integrante do  Observatório sobre Inclusão em Educação e Direitos Humanos (https://sites.google.com/view/observatoriouff/). Áreas de interesse para estudos acadêmicos: Contabilidade, Gestão Pública, Gestão Escolar Participativa, Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, Diagnóstico, Diversidade e Dificuldades de Aprendizagem.

  • Jacqueline de Souza GOMES, Universidade Federal Fluminense - UFF

    Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense - UFF. Coordenadora do Observatório sobre Inclusão em Educação e Direitos Humanos (https://sites.google.com/view/observatoriouff/). Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense. Com pesquisa de pós-doutorado concluída em Bioética pelo PPGBIOS/UFRJ, tendo sido bolsista PNPD/CAPES (2012-2013). Com pesquisa de pós-doutorado em andamento sobre Educação Especial, pelo PPGE/UFRRJ. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Bacharela em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2005), bacharela em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2008). Academicamente atua nas seguintes áreas: ética normativa e aplicada; teorias da justiça; perspectivas filosóficas sobre as deficiências; direitos humanos das pessoas com deficiências; ensino e diagnósticos; inclusão, saúde e direitos humanos.

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Publicado

2024-08-29