Venham os talentos a partir da jornada ampliada e suas oficinas extraescolares na escola sencundária mista 56

Autores

  • Manuel Maciel SALDIERNA Secretaría de Educación Pública, Guadalajara/Jalisco, México

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p59-76

Palavras-chave:

Talento, Oficinas extraescolares, Escola pública

Resumo

As últimas mudanças sociais e educacionais que vivemos desde o Covid-19 ajudaram com a experiência das oficinas como um projeto autônomo, desenvolvido no âmbito do fato de sermos uma escola pública, se enraizar profundamente na vida escolar de nossa comunidade e principalmente nossos alunos. Esse modelo é hoje uma marca de nossa instituição que a comunidade conhece e reconhece como parte de nossa dinâmica educacional e que promovemos desde 2015, desenvolvendo diversas estratégias administrativas, tomando decisões com autonomia responsável e tendo claro que os jovens precisam viver experiências além do que as escolas oferecem oficialmente. O objetivo deste relato de experiência é apresentar as oficinas da Escola Secundária Mista 56 “Juana de Asbaje” e demonstrar que é possível realizar esse tipo de proposta em uma escola pública. Neste contexto se dá a possibilidade aos alunos não só de selecionarem o que gostam, mas, com base na experiência pessoal, definir os seus próprios gostos e tendências, juntar-se aos seus pares para criar pequenas células de aprendizagem, obter uma identidade saudável e se definindo mais fortemente como seres humanos levando em conta seu processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Manuel Maciel SALDIERNA, Secretaría de Educación Pública, Guadalajara/Jalisco, México

Doctor em Educación. Director de la Escuela Secundaria Mixta 56, Secretaría de Educación Pública, Guadalajara/Jalisco, México.

Referências

MARTINEZ, André; COKER, Cristal; MCMAHON, Susan. D.; COHEN, Jonathan; THAPA, Amrit. Involvement in extracurricular activities: Identifying differences in perceptions of school climate. The Educational and Developmental Psychologist, Australia, v.33, n.1, p. 70–84, 2016. DOI: https://doi.org/10.1017/ edp.2016.7

LAWHORN, Bill. Extracurricular activities. Occupational

Outlook Quarterly. Estados Unidos, v. 1, n. 4, p. 16-21, 2009. Disponível em: https://www.bls.gov/careeroutlook/2008/winter/art02.pdf. Acesso em 17 jan. 2023.

PÉREZ, Antonio. Educar para humanizer. España: Narcea, S.a. de Ediciones, 2004.

MATEOS, Milagros; MARTÍNEZ, Guadalupe; NARANJO, Francisco Luis. Learning Science in Primary Education with STEM Workshops: Analysis of Teaching Effectiveness from a Cognitive and Emotional Perspective. Sustainability, Suíça, v. 12, n. 8, p. 1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su12083095

BOLÍVAR, Antonio. ¿Cómo un liderazgo pedagógico y distribuido mejora los logros académicos? Revista Internacional de Investigación em Educación (Redalyc), Colombia, v. 3, n. 5, p. 79-106, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281023476005. Acesso em 17 jan. 2023.

BOLIVAR, Antonio; DOMINGO, Jesus; ESCUDERO, Juan; GONZÁLEZ, Maria (2007). El centro como contexto de innovación de Ministerio de Educación y Ciencia. Disponível em: https://www.studocu.com/es-mx/document/universidad-pedagogica-nacional-mexico/temas-selectos-en-asesoramiento-psicopedagogico/bolivar-el-centro-como-contexto-de-innovacion/24612028. Acesso em: 17 jan. 2023.

Publicado

2023-02-23

Como Citar

SALDIERNA, M. M. (2023). Venham os talentos a partir da jornada ampliada e suas oficinas extraescolares na escola sencundária mista 56. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 10(1), 59–76. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p59-76

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades ou superdotação: diferentes perspectivas (inter)nacionais para a identificação, a avaliação e o enriquecimento