Venham os talentos a partir da jornada ampliada e suas oficinas extraescolares na escola sencundária mista 56

Autores

  • Manuel Maciel SALDIERNA Secretaría de Educación Pública, Guadalajara/Jalisco, México

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p59-76

Palavras-chave:

Talento, Oficinas extraescolares, Escola pública

Resumo

As últimas mudanças sociais e educacionais que vivemos desde o Covid-19 ajudaram com a experiência das oficinas como um projeto autônomo, desenvolvido no âmbito do fato de sermos uma escola pública, se enraizar profundamente na vida escolar de nossa comunidade e principalmente nossos alunos. Esse modelo é hoje uma marca de nossa instituição que a comunidade conhece e reconhece como parte de nossa dinâmica educacional e que promovemos desde 2015, desenvolvendo diversas estratégias administrativas, tomando decisões com autonomia responsável e tendo claro que os jovens precisam viver experiências além do que as escolas oferecem oficialmente. O objetivo deste relato de experiência é apresentar as oficinas da Escola Secundária Mista 56 “Juana de Asbaje” e demonstrar que é possível realizar esse tipo de proposta em uma escola pública. Neste contexto se dá a possibilidade aos alunos não só de selecionarem o que gostam, mas, com base na experiência pessoal, definir os seus próprios gostos e tendências, juntar-se aos seus pares para criar pequenas células de aprendizagem, obter uma identidade saudável e se definindo mais fortemente como seres humanos levando em conta seu processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Manuel Maciel SALDIERNA, Secretaría de Educación Pública, Guadalajara/Jalisco, México

    Doctor em Educación. Director de la Escuela Secundaria Mixta 56, Secretaría de Educación Pública, Guadalajara/Jalisco, México.

Referências

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Publicado

2023-02-23

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades ou superdotação: diferentes perspectivas (inter)nacionais para a identificação, a avaliação e o enriquecimento

Como Citar

SALDIERNA, Manuel Maciel. Venham os talentos a partir da jornada ampliada e suas oficinas extraescolares na escola sencundária mista 56. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 10, n. 1, p. 59–76, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p59-76. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13925.. Acesso em: 14 dez. 2024.