Venham os talentos a partir da jornada ampliada e suas oficinas extraescolares na escola sencundária mista 56

Authors

  • Manuel Maciel SALDIERNA Secretaría de Educación Pública, Guadalajara/Jalisco, México

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p59-76

Keywords:

Talento, Oficinas extraescolares, Escola pública

Abstract

As últimas mudanças sociais e educacionais que vivemos desde o Covid-19 ajudaram com a experiência das oficinas como um projeto autônomo, desenvolvido no âmbito do fato de sermos uma escola pública, se enraizar profundamente na vida escolar de nossa comunidade e principalmente nossos alunos. Esse modelo é hoje uma marca de nossa instituição que a comunidade conhece e reconhece como parte de nossa dinâmica educacional e que promovemos desde 2015, desenvolvendo diversas estratégias administrativas, tomando decisões com autonomia responsável e tendo claro que os jovens precisam viver experiências além do que as escolas oferecem oficialmente. O objetivo deste relato de experiência é apresentar as oficinas da Escola Secundária Mista 56 “Juana de Asbaje” e demonstrar que é possível realizar esse tipo de proposta em uma escola pública. Neste contexto se dá a possibilidade aos alunos não só de selecionarem o que gostam, mas, com base na experiência pessoal, definir os seus próprios gostos e tendências, juntar-se aos seus pares para criar pequenas células de aprendizagem, obter uma identidade saudável e se definindo mais fortemente como seres humanos levando em conta seu processo de aprendizagem.

Author Biography

  • Manuel Maciel SALDIERNA, Secretaría de Educación Pública, Guadalajara/Jalisco, México

    Doctor em Educación. Director de la Escuela Secundaria Mixta 56, Secretaría de Educación Pública, Guadalajara/Jalisco, México.

References

MARTINEZ, André; COKER, Cristal; MCMAHON, Susan. D.; COHEN, Jonathan; THAPA, Amrit. Involvement in extracurricular activities: Identifying differences in perceptions of school climate. The Educational and Developmental Psychologist, Australia, v.33, n.1, p. 70–84, 2016. DOI: https://doi.org/10.1017/ edp.2016.7

LAWHORN, Bill. Extracurricular activities. Occupational

Outlook Quarterly. Estados Unidos, v. 1, n. 4, p. 16-21, 2009. Disponível em: https://www.bls.gov/careeroutlook/2008/winter/art02.pdf. Acesso em 17 jan. 2023.

PÉREZ, Antonio. Educar para humanizer. España: Narcea, S.a. de Ediciones, 2004.

MATEOS, Milagros; MARTÍNEZ, Guadalupe; NARANJO, Francisco Luis. Learning Science in Primary Education with STEM Workshops: Analysis of Teaching Effectiveness from a Cognitive and Emotional Perspective. Sustainability, Suíça, v. 12, n. 8, p. 1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su12083095

BOLÍVAR, Antonio. ¿Cómo un liderazgo pedagógico y distribuido mejora los logros académicos? Revista Internacional de Investigación em Educación (Redalyc), Colombia, v. 3, n. 5, p. 79-106, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281023476005. Acesso em 17 jan. 2023.

BOLIVAR, Antonio; DOMINGO, Jesus; ESCUDERO, Juan; GONZÁLEZ, Maria (2007). El centro como contexto de innovación de Ministerio de Educación y Ciencia. Disponível em: https://www.studocu.com/es-mx/document/universidad-pedagogica-nacional-mexico/temas-selectos-en-asesoramiento-psicopedagogico/bolivar-el-centro-como-contexto-de-innovacion/24612028. Acesso em: 17 jan. 2023.

Published

2023-02-23

Issue

Section

Dossiê Altas habilidades ou superdotação: diferentes perspectivas (inter)nacionais para a identificação, a avaliação e o enriquecimento