Contribuições da formação continuada de professores frente ao transtorno do espectro autista

Autores

  • Raissa Maria Aragão da Silva Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n1.p71-82

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Formação Continuada, Docente, Educação Infantil, Inclusão

Resumo

A inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um grande desafio na atualidade. No âmbito da educação infantil encontramos docentes que nunca viveram ou tiveram experiência em sala com alunos com (TEA). Esses docentes ao se enxergarem nessa realidade se sentem inseguros para conduzir ações que auxiliam no desenvolvimento e na inclusão desses alunos. Nesse contexto o presente artigo busca identificar os benefícios que a formação continuada do docente traz para a inclusão e o desenvolvimento do educando com Transtorno do Espectro Autista – (TEA). A pesquisa é exploratória de caráter qualitativo em que foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário com perguntas abertas, aplicado aos docentes. Também foi utilizada a pesquisa documental e bibliográfica. A pesquisa indicou que embora a formação continuada traga aprendizagens significativas na vida e no desenvolvimento do educando com (TEA), é preciso uma articulação entre práticas do Estado, instituições de ensino, profissionais de educação e pais, visando sempre o desenvolvimento e a evolução do educando.

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Biografia do Autor

  • Raissa Maria Aragão da Silva, Universidade Católica de Brasília

    Especialista em Educação Infantil e Letramento pela Faculdade Matropolitana de São Paulo- FAMEE/ SP

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Publicado

2021-07-10

Como Citar

SILVA, Raissa Maria Aragão da. Contribuições da formação continuada de professores frente ao transtorno do espectro autista. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 8, n. 1, p. 71–82, 2021. DOI: 10.36311/2358-8845.2021.v8n1.p71-82. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/10759.. Acesso em: 13 nov. 2024.