Critica à logica ocidental dos direitos humanos

direitos humanos em crise?

Autores

  • Jorge Rafael Ramírez Autonomous University of Nayarit
  • Angie Edell Campos Universidade Estadual do Centro-Oeste do Parana UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2018.v11n1.03.p49

Palavras-chave:

Direitos humanos, Direitos sociais, Direitos políticos, Norberto Bobbio

Resumo

Este artigo tratará sobre a crise dos direitos humanos no mundo ocidental, fazendo uma análise dos direitos sociais e a aplicação dos direitos políticos como mudança do sistema. Ao longo do texto serão abordadas concepções ocidentais da Declaração Universal dos Direitos Humanos, trazendo como pano de fundo o análise da obra de Norberto Bobbio – A Era dos Direitos como uma discussão positivista que discute um sistema de direitos humanos baseado na lógica homogeneizadora, hierárquica e universal. A propósito dos direitos políticos e a importância do exercício destes nos espaços públicos para a contribuição da análise da cidadania e da participação política dos setores vulneráveis. Esta discussão aborda o debate sobre a crise do mundo ocidental para entender as novas formas de expressão da desigualdade, a pobreza e formas críticas da justiça social pelos direitos da classe trabalhadora para conquistas de algumas mudanças estruturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jorge Rafael Ramírez, Autonomous University of Nayarit

    Doutorando em Ciências Sociais na Universidad Autónoma de Nayarit no México, mestre em serviço social e politica social, jorafaelramirez@gmail.com, trabalho apresentado no mestrado em serviço social e politica social na Universidade Estadual de Londrina UEL.

  • Angie Edell Campos, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Parana UNICENTRO

    Diretora de Organização e Comunicações na Ashanti Perú, mestre interdisciplinar em desenvolvimento comunitário, angieedell@gmail.com.

Referências

BOBBIO, Nolberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus. 1992.

BORON, Atilio A. Pós Neoliberalismo II: Que Estado para que democracia? Rio de Janeiro: Vozes. 1999.

DORNELLES, João Ricardo W. Sobre os direitos humanos, a cidadania e as práticas democráticas no contexto dos movimentos contrahegemônicos. Revista da Faculdade de Direito de Campos, Ano VI, Nº 6 - Junho de 2005.

DORNELLES, João Ricardo W. O desafio da violência, a questão democrática e os direitos humanos no Brasil. Revista Direito, Estado e Sociedade - v.9 - n.29 - p 213 a 221 - jul/dez 2006.

ESPING – ANDERSEN, Gosta. As três economias políticas do Welfare State. São Paulo: Lua Nova. No. 24. 1991.

JELIN, Elizabeth; HERSHBERG, Eric. Construindo a Democracia: Direitos Humanos, Cidadania e Sociedade na América Latina. São Paulo: Universidade de São Paulo - EDUSP. 2006.

TELLES, Vera. Direitos Sociais. Afinal de que se trata? Belo Horizonte: UFMG. 2006.

Publicado

2018-09-13

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

RAMÍREZ, Jorge Rafael; CAMPOS, Angie Edell. Critica à logica ocidental dos direitos humanos: direitos humanos em crise?. Revista Aurora, Marília, SP, v. 11, n. 1, p. 49–66, 2018. DOI: 10.36311/1982-8004.2018.v11n1.03.p49. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/7293.. Acesso em: 21 nov. 2024.