Critica à logica ocidental dos direitos humanos
direitos humanos em crise?
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2018.v11n1.03.p49Palavras-chave:
Direitos humanos, Direitos sociais, Direitos políticos, Norberto BobbioResumo
Este artigo tratará sobre a crise dos direitos humanos no mundo ocidental, fazendo uma análise dos direitos sociais e a aplicação dos direitos políticos como mudança do sistema. Ao longo do texto serão abordadas concepções ocidentais da Declaração Universal dos Direitos Humanos, trazendo como pano de fundo o análise da obra de Norberto Bobbio – A Era dos Direitos como uma discussão positivista que discute um sistema de direitos humanos baseado na lógica homogeneizadora, hierárquica e universal. A propósito dos direitos políticos e a importância do exercício destes nos espaços públicos para a contribuição da análise da cidadania e da participação política dos setores vulneráveis. Esta discussão aborda o debate sobre a crise do mundo ocidental para entender as novas formas de expressão da desigualdade, a pobreza e formas críticas da justiça social pelos direitos da classe trabalhadora para conquistas de algumas mudanças estruturais.
Downloads
Referências
BOBBIO, Nolberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus. 1992.
BORON, Atilio A. Pós Neoliberalismo II: Que Estado para que democracia? Rio de Janeiro: Vozes. 1999.
DORNELLES, João Ricardo W. Sobre os direitos humanos, a cidadania e as práticas democráticas no contexto dos movimentos contrahegemônicos. Revista da Faculdade de Direito de Campos, Ano VI, Nº 6 - Junho de 2005.
DORNELLES, João Ricardo W. O desafio da violência, a questão democrática e os direitos humanos no Brasil. Revista Direito, Estado e Sociedade - v.9 - n.29 - p 213 a 221 - jul/dez 2006.
ESPING – ANDERSEN, Gosta. As três economias políticas do Welfare State. São Paulo: Lua Nova. No. 24. 1991.
JELIN, Elizabeth; HERSHBERG, Eric. Construindo a Democracia: Direitos Humanos, Cidadania e Sociedade na América Latina. São Paulo: Universidade de São Paulo - EDUSP. 2006.
TELLES, Vera. Direitos Sociais. Afinal de que se trata? Belo Horizonte: UFMG. 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Jorge Rafael Ramírez, Angie Edell Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.