Entre sons e ruídos

considerações sobre gênero nas tradições rurais e na música caipira

Autores

  • Lays Matias Mazoti Corrêa Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2016.v9n1.03.p16

Palavras-chave:

Gênero, Sociologia do ruído, Cultura caipira, Música caipira

Resumo

O objetivo desse trabalho busca analisar as diferentes formas enunciadas pela autoridade patriarcal na cultura e música caipira em seus aspectos mais estruturais e tradicionais, assim como investigar suas permanências, descontinuidades e conflitos narrados pela dupla Alvarenga e Ranchinho em um contexto histórico marcado por profundas transformações (os anos de 1930 e 1940). Através da proposta de uma sociologia do ruído, problematizarei as questões de gênero a partir das metáforas dos sons - privilégio do poder mandante cujo princípio é ordenar a sociedade neutralizando seus conflitos - e dos ruídos, os barulhos dissonantes que ameaçam à ordem social vigente e, por isso, são constantemente expurgados das práticas culturais. Dessa forma, pretendo desvelar a utópica harmonia social das relações de gênero, traçando, brevemente, alguns dos ruídos que ressoam sobre os paradigmas históricos e culturais existentes.

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Biografia do Autor

  • Lays Matias Mazoti Corrêa, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP-Marília. Mestre e licenciada em História. Bolsista Capes. laysmm@gmail.com

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Publicado

2016-11-25

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

CORRÊA, Lays Matias Mazoti. Entre sons e ruídos: considerações sobre gênero nas tradições rurais e na música caipira. Revista Aurora, Marília, SP, v. 9, n. 01, p. 17–39, 2016. DOI: 10.36311/1982-8004.2016.v9n1.03.p16. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/6472.. Acesso em: 21 nov. 2024.