Entre sons e ruídos
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Palavras-chave

Gênero
Sociologia do ruído
Cultura caipira
Música caipira

Como Citar

CORRÊA, L. M. M. Entre sons e ruídos: considerações sobre gênero nas tradições rurais e na música caipira. Revista Aurora, [S. l.], v. 9, n. 01, p. 17–39, 2016. DOI: 10.36311/1982-8004.2016.v9n1.03.p16. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/6472. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desse trabalho busca analisar as diferentes formas enunciadas pela autoridade patriarcal na cultura e música caipira em seus aspectos mais estruturais e tradicionais, assim como investigar suas permanências, descontinuidades e conflitos narrados pela dupla Alvarenga e Ranchinho em um contexto histórico marcado por profundas transformações (os anos de 1930 e 1940). Através da proposta de uma sociologia do ruído, problematizarei as questões de gênero a partir das metáforas dos sons - privilégio do poder mandante cujo princípio é ordenar a sociedade neutralizando seus conflitos - e dos ruídos, os barulhos dissonantes que ameaçam à ordem social vigente e, por isso, são constantemente expurgados das práticas culturais. Dessa forma, pretendo desvelar a utópica harmonia social das relações de gênero, traçando, brevemente, alguns dos ruídos que ressoam sobre os paradigmas históricos e culturais existentes.
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2016.v9n1.03.p16
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