A noção do proceder científico na obra de Pierre Duhem
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2022.v15.n2.p89-108Palabras clave:
Duhem, Filosofia, Ciência, Explicação, RepresentaçãoResumen
O presente artigo visa abordar os principais pontos da filosofia da ciência de Pierre Duhem, expoente e pioneiro da epistemologia histórica francesa. Visamos introduzir o que o autor expõe como sua noção geral de ciência em crítica ao empirismo, com foco especial em sua noção de objeto científico, sua construção por meio das propriedades abstratas, leis experimentais e hipóteses, bem como suas posições sobre explicação e representação científicas. Isso nos possibilita compreender suas teses gerais em filosofia da ciência como um todo. Para isso, partiremos das posições mais gerais do autor, notadamente acerca da teoricidade do objeto científico, incluindo o holismo proposicional e experimental, para em seguida pormenorizarmos como se dá a construção daquele objeto, até finalmente retornarmos às funções gerais de uma teoria científica, a saber, a de explicação versus a de representação. Com isso, apresentamos que para o parisiense a ciência realiza classificações artificiais que tendem a parecer classificações naturais, e conseguimos ainda relacionar sua filosofia com sua história da ciência, por meio da historicidade da construção de propriedades ideais e hipóteses, e do continuísmo representativo e descontinuísmo explicativo.
Descargas
Referencias
DUHEM, Pierre. Algumas reflexões acerca da física experimental. Parte I. In: Ensaios de filosofia da ciência. Trad. Fábio Rodrigo Leite. São Paulo: Associação Filosófica Scientiae Studia, 2019, pp 167-198.
DUHEM, Pierre. Teoria física e explicação metafísica; Teoria física e classificação natural; As teorias representativas e a história da física & A escolha das hipóteses. In: A teoria física: seu objeto e sua estrutura. Trad: Rogério Soares da Costa. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 2014
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Fernando Camano
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Política para Periódicos de Acceso Abierto
Los autores mantienen los derechos de autor sobre el artículo publicado y la Revista Aurora posee el derecho de primera publicación. La Revista adopta la licencia Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente por las principales revistas y editores de acceso abierto. Esta licencia permite que terceros remixen, adapten y creen a partir del trabajo publicado, otorgando el debido crédito de autoría y publicación inicial en esta revista. Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo: publicar en un repositorio institucional, en un sitio personal, publicar una traducción o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.