A noção do proceder científico na obra de Pierre Duhem
PDF

Palavras-chave

Duhem
Filosofia
Ciência
Explicação
Representação

Como Citar

CAMANO, F. A noção do proceder científico na obra de Pierre Duhem. Revista Aurora, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 89–108, 2022. DOI: 10.36311/1982-8004.2022.v15.n2.p89-108. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/13521. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo visa abordar os principais pontos da filosofia da ciência de Pierre Duhem, expoente e pioneiro da epistemologia histórica francesa. Visamos introduzir o que o autor expõe como sua noção geral de ciência em crítica ao empirismo, com foco especial em sua noção de objeto científico, sua construção por meio das propriedades abstratas, leis experimentais e hipóteses, bem como suas posições sobre explicação e representação científicas. Isso nos possibilita compreender suas teses gerais em filosofia da ciência como um todo. Para isso, partiremos das posições mais gerais do autor, notadamente acerca da teoricidade do objeto científico, incluindo o holismo proposicional e experimental, para em seguida pormenorizarmos como se dá a construção daquele objeto, até finalmente retornarmos às funções gerais de uma teoria científica, a saber, a de explicação versus a de representação. Com isso, apresentamos que para o parisiense a ciência realiza classificações artificiais que tendem a parecer classificações naturais, e conseguimos ainda relacionar sua filosofia com sua história da ciência, por meio da historicidade da construção de propriedades ideais e hipóteses, e do continuísmo representativo e descontinuísmo explicativo.

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2022.v15.n2.p89-108
PDF

Referências

DUHEM, Pierre. Algumas reflexões acerca da física experimental. Parte I. In: Ensaios de filosofia da ciência. Trad. Fábio Rodrigo Leite. São Paulo: Associação Filosófica Scientiae Studia, 2019, pp 167-198.

DUHEM, Pierre. Teoria física e explicação metafísica; Teoria física e classificação natural; As teorias representativas e a história da física & A escolha das hipóteses. In: A teoria física: seu objeto e sua estrutura. Trad: Rogério Soares da Costa. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 2014

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista Aurora

Downloads

Não há dados estatísticos.