Masculinities and femininities
the construction of oneself in the school context
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2010.v4n1.1249Keywords:
School, Feminities, Identities, MasculinitiesAbstract
Mas afinal, o que é ser mulher/homem, na contemporaneidade? Como são construídas no ambiente escolar as masculinidades e as feminilidades? Existe relação entre as construções de gênero vigente e a violência na escola? Estas são algumas das questões que a pesquisa do Doutorado em Educação ora em andamento, busca responder. A pesquisa qualitativa e a técnica do estudo de caso são utilizadas para identificar representações acerca das identidades de gênero entre alunos do ensino médio. O objetivo é pensar quais são os valores de longa duração que vieram definindo o que é masculino e o que é feminino, quais os processos e a lógica subjacente à construção de identidades e representações que colocam em espaços antagônicos, permeados por relações de poder hierarquicamente diferenciadas, homens e mulheres. Na modernidade líquida a invenção de si e, consequentemente do Outro, encontra um cenário antagônico à fixidez da tradição; na atualidade as identidades são fluídas, inconstantes, múltiplas e fragmentadas, encontrando na escola ambiente propicio de trocas e enfrentamentos. Esta é uma das instituições sociais estruturada em bases hierárquicas de poder, local onde os jovens relacionam-se cotidianamente, as identidades são construídas, reforçadas e sedimentadas, notadamente a identidade de gênero. Necessário se faz fomentar o diálogo e a participação ativa do corpo docente no sentido de auxiliar o jovem a atravessar fase tão importante na construção da sua autobiografia o que favorecerá sobremaneira a construção de identidades equânimesDownloads
References
ANDRÉ, Marli, Elisa D. A. Etnografia da prática escolar. 11 ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 29 ed. Petrópolis, Vozes, 2008.
COUTO, Maria Aparecida. Violências e Gênero no Cotidiano Escolar: estudo de caso em uma escola da rede pública estadual sergipana. (Mestrado em Educação). São Cristóvão/SE, 2008. Núcleo de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Sergipe.
CRUZ, M. Helena Santana. Abordagens sobre Gênero e violência. Texto (mimeo) discutido na disciplina: Grupos Vulneráveis e Violência de Gênero. In: Curso de Especialização Lato Sensu - Violência, criminalidade e políticas públicas. Aracaju: FAPESE/UFS, 22/11/2007.
CRUZ, M. Helena Santana. (2009). A construção da identidade de mulheres artesãs. In: Sísifo. Revista de Ciências da Educação, n. 10, pp. 121-130. Disponível em <http://sisifo.fpce.ul.pt> Acesso em jan, 2010.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, 2005. Disponível em:
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP, Censo Escolar, 2009. Disponível em: Acesso em INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA - IPEA Disponível em <http://www.ipea.gov.br/default.jsp> Acesso em: janeiro de 2010.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1999.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Recife: SOS Corpo e Cidadania, 1991.
SILVA, Tadeu Tomaz da. A produção social da identidade e da diferença. In SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2009.
VIÑAO FRAGO, Antonio e ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Trad. Alfredo Veiga Neto. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
WOODWARD, Katheryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. Ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2011 Maria Aparecida Souza Couto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Open Access Journal Policy
Authors retain copyright over the published article, and Revista Aurora holds the right of first publication. The Journal adopts the Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International license, which is used internationally by leading open access journals and publishers. This license allows others to remix, adapt, and build upon the published work, while giving appropriate credit to the original authors and the initial publication in this journal. Authors are permitted to enter into separate additional contracts for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository, on a personal website, to publish a translation, or as a book chapter), with acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.