Os herdeiros da educação

uma breve reflexão sobre o cenário brasileiro

Autores

  • Tamyres Gaby Martins Alves Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2016.v9n2.10.p148

Palavras-chave:

Herdeiros, Capital Cultural, Habitus, Batalhadores

Resumo

Foi durante a década de 1960, marcada pela efervescência dos movimentos estudantis, que o livro Os Herdeiros de Pierre Bourdieu, em colaboração com Jean-Claude Passeron, foi lançado na França. Na época em que o livro foi publicado, somente 6% dos alunos que frequentavam o ensino superior eram filhos de operários. Assim, as regras do jogo universitário francês eram explícitas, demonstrando que o sistema de ensino reproduz e ratifica as desigualdades sociais como desigualdades naturais. Levando em conta a atemporalidade do livro e as singularidades entre França e Brasil, Os Herdeiros foi a inspiração para construção desse texto. Cabe uma análise de quem são os herdeiros e os não-herdeiros da educação em nosso país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tamyres Gaby Martins Alves , Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Mestra em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista UNESP/Campus Araraquara. E-mail:tamyres.gabyalves@gmail.com

Referências

ALMEIDA, Ana Maria. O assalto à educação pelos economistas. In: Tempo Social, revista de sociologia da USP, 2008.

ALMEIDA, Ana Maria. A noção de capital cultural é útil para pensar o Brasil? In: Zago, N. Sociologia da educação: Pesquisa e realidade. Petrópolis, 2007

ALVES, Tamyres Gaby Martins. A relação do Estado e Mercado privado nosparâmetros educacionais e as representações sociais: o caso Prouni. Trabalho de conclusão de curso de Ciências Sociais, UNESP-Araraquara,SP, 2014.

BOURDIEU, Pierre. A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Editora Vozes, 2012 (Jean Claude Passeron).

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Editora Vozes: Petrópolis, 2012.

BOURDIEU, Pierre. Os herdeiros, os estudantes e a cultura. Editora UFSC, 2014 (Jean-Claude Passeron).

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas. Campinas, SP: Papirus, 2014.

D‟AVILA, José. Trajetória escolar: investimento familiar e determinação de classe. Educação e Sociedade ,1998

MARTINS, Thais Joi. Desejo, necessidade e realidade: os marcadores culturais e econômicos e suas implicações ocupacionais para o grupo profissional de engenheiros de produção no Brasil. Tese de doutorado. Programa de Pós Graduação em Ciência Politica, UFSCar, 2015.

MAUGER, Gérard. Juventude: idades da vida e gerações. In: Dados, vol.56, nº1, Rio de Janeiro, jan/mar 2013.

NOGUEIRA, Maria Alice. A construção da excelência escolar: Um estudo de trajetórias feito com estudantes universitários provenientes das camadas médias intelectualizadas. In: Família e Escola: Trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Org: Nogueira, Maria Alice, Romanelli, Geraldo, Zago, Nadir. Editora Vozes, 2000.

Portal IBGE. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Último acesso: 10/10/2016 Portal Ministério da educação. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/>. Último acesso: 10/10/2016.

Portal Prouni. Disponível em: <http://prouniportal.mec.gov.br>. Último acesso: 10/10/2016.

Portal Palácio do Planalto. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Último acesso: 10/10/2016.

RODRIGUES, E.M. Ensino Noturno de 2ºgrau: O fracasso da escola ou a escolado fracasso? Educação e Realidade. Porto Alegre, n20, p. 49-72, 1995

ROMANELLI, Geraldo. Famílias de camadas médias e escolarização superior dos filhos: O estudante trabalhador. In: Família e Escola: Trajetórias de escolarizaçãoem camadas médias e populares. Org: Nogueira, Maria Alice, Romanelli, Geraldo,Zago, Nadir. São Paulo: Editora Vozes, 2000.

SOUZA, Jessé. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora. Editora UFMG, 2012.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das letras, 2004.

WHITAKER, Dulce. UNESP: Diferentes perfis de candidatos para diferentes cursos. Pesquisa Vunesp, 2, São Paulo. Vunesp, 1989.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Edição

Seção

Miscelânea

Como Citar

ALVES , Tamyres Gaby Martins. Os herdeiros da educação: uma breve reflexão sobre o cenário brasileiro. Revista Aurora, Marília, SP, v. 9, n. 2, p. 148–158, 2017. DOI: 10.36311/1982-8004.2016.v9n2.10.p148. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/7051.. Acesso em: 22 nov. 2024.