A gestão do patrimônio documental arquivístico em instituições públicas
considerações sobre uma eficaz fiscalização
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2013.v7n0.3420Palavras-chave:
Patrimônio documental, Fiscalização, Lei de Arquivos, Lei de Responsabilidade FiscalResumo
O objetivo do presente trabalho gira em torno da compreensão dos mecanismos de controle em relação à gestão do patrimônio documental. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa teórica. Assim, a partir da análise do patrimônio documental como categoria do patrimônio cultural utilizamos como fundamentação teórico-metodológica a Constituição Federal de 1988, a Lei de Arquivos, a Lei de Responsabilidade Fiscal, além de textos de autores que tratam a respeito do conceito e da gestão do patrimônio cultural, a fim de obtermos um aprofundamento teórico sobre a temática tratada. Verificou-se, com a análise dos textos legais e científicos, a ausência fiscalizadora de caráter preventivo por parte dos administradores públicos em relação ao patrimônio documental. Dessa forma, percebeu-se a necessidade de uma eficaz fiscalização dos atos exercidos no sentido de uma preservação e gestão dos documentos públicos. Partindo do pressuposto de que o Tribunal de Contas é o órgão público responsável pela fiscalização das normas contábeis, fiscais, orçamentárias e ambientais, concluímos que a ele também se atribuiria a competência de fiscalizar o cumprimento das normas relativas à proteção e gestão do patrimônio documental arquivístico.Downloads
Referências
ALPI, Cristiele; GARCIA, Olga Maria Correia. Os arquivos municipais e a lei de responsabilidade fiscal (LRF). In: PontodeAcesso, Salvador, v. 2, n. 2, p. 138-157, ago./set. 2008.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1998 / obra de autoria da Editora Saraiva com a colaboração de Antonio Luiz de Toledo Pinto, Márcia Cristina Vaz dos Santos Windt e Livia Céspedes. – 38. ed. Atual. – São Paulo: Saraiva, 2006.
BRASIL. Lei Complementar n. 101, de 04 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 09 set. 2011.
Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos BRASIL. Acesso em: 13 set. 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. públicos e privados e dá outras providências.
CAMARGO, Célia Reis. Á margem do patrimônio cultural: estudo sobre a rede institucional sobre a preservação do patrimônio histórico no Brasil (1838-1980). Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho. Assis, 1999.
COSTA NETO, Nicolao Dino de. A proteção do patrimônio cultural em face da omissão do Poder Público. In: Revista de Direito Ambiental, São Paulo, ano 13, n. 51 p. 186-192, jul.- set. 2008.
DIAS, José Carlos. Apresentação. In: MACHADO, Helena Corrêa. Subsídios para implantação de uma política nacional de arquivos: o arquivo municipal a serviço dos cidadãos. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000.
FERREIRA, Ximena Cardozo. A atuação do Ministério Público na implementação de políticas públicas da área ambiental. In: Revista de Direito Ambiental, São Paulo, ano 13, n. 51 p. 247-267, jul.-set. 2008.
GOMES, Fernando Cleber de Araújo. O Tribunal de Contas e a defesa do patrimônio ambiental. Belo Horizonte: Fórum, 2008.
JARDIM, José Maria. A invenção da memória nos arquivos públicos. In: Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 2, p. 1-13, 1995.
MATTAR, Eliana da Silveira. A dimensão legal do acesso à informação arquivística. 2008. Disponível em: <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/ibericas/a_dimenso_legal_do_acesso__informao_arquivstica__eliana_da_silveira_mattar.pdf>. Acesso em 02 out. 2011.
SILVA, Jaime Antunes da. Por uma política nacional de arquivos. 2000. Disponível em: < http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/mesa/por_uma_poltica_nacion al_de_arquivos.pdf> Acesso em 02 out. 2011.
TEIXEIRA JUNIOR, José Cláudio. Carta aberta aos administradores públicos: à iminente desmemoria: um plano sinérgico para elaborar estratégias a fim de preservar o patrimônio documental de interesse público. Porto Alegre, 2008. Disponível em:< http://www.apers.rs.gov.br/arquivos/1214859468.Carta_aberta_aos_administradores_publicos .pdf>. Acesso em 02 out. 2011.
ZANIRATO, Silvia Helena; RIBEIRO, Wagner Costa. Patrimônio cultural: a percepção da natureza como um bem não renovável. In: Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 26, n. 51, jan.-jun. 2006. Disponível em:< http://dx.doi.org/10.1590/S010201882006000100012 > . Acesso em: 02 out. 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Aline Elis Arboit, Rúbia Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.